Mugni abriu o placar e marcou o seu primeiro gol neste Brasileirão. Foto: FCF/Instagram.
Num esquema armado para explorar os (vários) erros do rival regional, o Ceará foi eficiente nas chances criadas no Castelão e venceu o Sport por 2 x 0. Com isso, o bicampeão cearense segue lá em cima no Brasileirão. No “G6”, a zona de classificação à Libertadores, o time de Léo Condé conquistou 13 dos 15 pontos jogando em casa. Com 4V e 1E, o time segue mostrando muita força. Mais do que a imposição, o ponto alto é a estratégia de contragolpear com muita intensidade. Neste sábado, na abertura da 9ª rodada, os números foram “favoráveis” ao visitante, mas dentro de um contexto até fácil de enxergar.
Comandando o time pela segunda vez, Antônio Oliveira voltou a fazer muitas intervenções na escalação. Desta vez, o time pernambucano foi montado com três zagueiros numa tentativa de conter o colapso defensivo – ainda que as peças escolhidas não tenham sido as melhores. Só que o Sport foi vazado logo aos 8 minutos, e com uma falha direta de um dos componentes do trio. Num arremesso de lateral para a área leonina, Chico cabeceou para o meio, servindo como “assistência” para Lucas Mugni. Livre, o meia pegou de primeira.
Visitante teve posse de bola, mas sem efeitivdade
Na “Lei do Ex”, o Mugni fez 1 x 0 e tranquilizou um jogo que já tinha cara que seria tranquilo. A tal ponto que aquele foi o único chute do Ceará na barra. Até o intervalo, o visitante teve 8 x 3 no scout de finalizações, sendo 3 x 1 no alvo. Apesar da insistência de Barletta, que arriscou a maioria, faltou efetividade ao Sport, uma “característica” recorrente nesta campanha. No segundo tempo, o Sport voltou com alterações, mas sem mexer na estrutura – por sinal, o técnico manteve os três zagueiros até o fim, acredite. O rubro-negro seguiu tendo a posse de bola, com 58% ao todo, mas sem entrar na área com perigo. Carlos Alberto foi basicamente nulo. Retraído, o Vozão parecia aguardar mais uma falha. Que veio.
Num passe por cima da zaga, Galeano ficou cara a cara com o goleiro e matou o jogo – veja os gols abaixo. Aos 15 minutos? Sim, já que a ineficiência do Sport grita nesse campeonato – o Leão tem apenas 4 gols em 9 partidas, incluindo um gol contra. O número final de finalizações foi de 9 x 7 para o visitante, sendo 4 x 3 nas tentativas certas. No placar, 2 x 0 para o Vozão. Vitorioso, o “time de operários” chegou a 55% de aproveitamento, enquanto o Sport, afundado na lanterna e já com sete derrotas, somou 2 pontos em 27 disputados. O índice é de 7%, sendo a pior campanha da história dos pontos corridos, até aqui – e a pior largada do Sport em 50 anos. Este é o resultado do “investimento” de R$ 57 milhões.
Ceará mantém tabu como mandante
O Ceará chegou a 21 anos sem derrota para o Sport atuando em casa. Somando os mandos no Castelão e no Presidente Vargas, foram 13 partidas no período. Jogos pela Série A, Série B e Nordestão. O alvinegro venceu oito e ainda ocorreram cinco empates. A última vitória leonina lá foi em 13 de agosto de 2004, quando fez 2 x 1 pela Segundona. Faz muito tempo…
Escalação do Ceará, 2 (melhores: Mugni e Fernando Miguel)
Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Diego, Lourenço (Lucas Lima) e Lucas Mungni (Rômulo); Galeano (Matheus Araújo), Pedro Raul (Lelê) e Pedro Henrique (Guilherme). Técnico: Léo Condé
Escalação do Sport, 0 (piores: Chico, Carlos Alberto, Caíque e Lucas Lima)
Caíque França; Lucas Cunha, Antônio Carlos e Chico; Hereda, Rivera (Sergio Oliveira), Zé Lucas (Du Queiroz), Lucas Lima e Cariús (Dalbert); Barletta (Romarinho) e Carlos Alberto (Titi Ortíz). Técnico: António Oliveira
Histórico geral de Ceará x Sport
72 jogos (todos os mandos)
31 vitórias rubro-negras (43,0%)
20 empates (27,7%)
21 vitórias alvinegras (29,1%)
Pela Série A: 13 jogos, com 6V do Leão, 4E e 3V do Vozão
Leia mais sobre o assunto
Datafolha aponta 8 clubes do Nordeste entre as 15 maiores torcidas da região; veja
Estudo aponta Sport e Ceará entre os clubes mais valiosos do Brasil; veja o Top 40
Abaixo, veja o primeiro gol alvinegro, com o meia Lucas Mugni aos 8/1T.
Ver essa foto no Instagram
Agora assista ao segundo gol cearense, com o atacante Galeando aos 15/2T.
Ver essa foto no Instagram