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O Ibope-Repucom divulgou um interessante levantamento com todos os patrocínios estampados nos vinte clubes que disputaram o Brasileirão de 2018. O cenário inclui as marcas presentes em oito espaços distintos dos uniformes (master, costas, frente superior, barra traseira, mangas, numeração, calção e meiões), além das fornecedoras de material esportivo, sendo o Bahia, neste ano, o único a terminar com a própria marca, a Esquadrão.

O patrocinador mais presente foi, com folga, a Caixa Econômica Federal, exposta em 12 clubes, incluindo os quatro nordestinos. Bahia e Vitória ganharam R$ 6 milhões no ano, enquanto o Ceará recebeu R$ 4 mi. O Sport deveria ter recebido o mesmo valor da dupla baiana, mas atrasou  em oito meses a entrega das certidões negativas junto à Receita Federal – uma exigência do banco. Assim, ficou com apenas R$ 2,8 mi. Enquanto isso, o Corinthians teve cinco marcas diferentes na parte frontal da camisa – foi segundo ano do clube fora da Caixa, onde recebia R$ 30 mi, até hoje o maior valor estatal. Já no âmbito privado, a Crefisa segue muito além, com o Palmeiras aproveitando a parceria para faturar outro título nacional, o 3º desde a assinatura.

Sobre as fabricantes, que também atuam como patrocinadoras bem vantajosas, a Umbro manteve a dianteira no ranking, com 5 clubes – em 2017 foram 7. Já o “clássico” entre Adidas e Nike marcou 3 x 2 para a empresa alemã. A Adidas chegou a ter 4 times no campeonato, mas o Sport trocou de fabricante durante a disputa, com a Under Armour assumindo até 07/2023.

A seguir, os valores dos principais contratos já divulgados (ou estimados) na imprensa…

Os 10 maiores contratos de patrocínio-master em 2018*
1º) R$ 78,0 milhões – Palmeiras (Crefisa)**
2º) R$ 25,0 milhões – Flamengo (Caixa)
3º) R$ 14,0 milhões – São Paulo (Banco Inter)
4º) R$ 12,9 milhões – Grêmio (Banrisul)
4º) R$ 12,9 milhões – Internacional (Banrisul)
6º) R$ 10,8 milhões – Cruzeiro (Caixa)
7º) R$ 10,0 milhões – Atlético-MG (Caixa)
7º) R$ 10,0 milhões – Botafogo (Caixa)
7º) R$ 10,0 milhões – Santos (Caixa)
10º) R$ 6,8 milhões – Athletico (Caixa)
* O Corinthians, que costuma ficar nas primeiras posições, não teve patrocinador-master
** Apenas o investimento da empresa no uniforme alviverde

Os 10 maiores contratos com as fabricantes de materiais em 2018*
1º) R$ 40,0 milhões – Corinthians (Nike)
2º) R$ 37,0 milhões – Flamengo (Adidas)
3º) R$ 20,0 milhões – Palmeiras (Adidas)
4º) R$ 17,0 milhões – Grêmio (Umbro)
5º) R$ 15,0 milhões – Internacional (Nike)
5º) R$ 15,0 milhões – São Paulo (Adidas)
7º) R$ 13,0 milhões – Atlético-MG (Topper)
7º) R$ 13,0 milhões – Botafogo (Topper)
9º) R$ 10,0 milhões – Cruzeiro (Umbro)
10º) R$ 8,0 milhões – Santos (Umbro)
* Sem contar os royalties, com percentuais distintos em cada contrato

Abaixo, os quadros do “Mapa dos patrocinadores da Série A”, divulgados por José Colagrossi, diretor do Ibope-Repucom. No caso, os oito espaços na camisas e as fabricantes, com as respectivas análises e dados de cada tópico, inclusive sobre a exposição alcançada.


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