Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

New England Patrios/site oficial

O Super Bowl de 2019, realizado em Atlanta, consagrou o New England Patriots, com o sexto título obtido em 18 anos numa parceria entre Tom Brady (quarterback) e Bill Belichick (técnico). É, de longe, a maior franquia deste século no futebol americano. Desta vez, no entanto, a vitória veio num jogo chatíssimo diante dos Los Angeles Rams.

Pra começar, o menor número de pontos num Super Bowl, 16, sendo apenas 3 no primeiro tempo. E o jogo terminou num Field Goal desperdiçado pelos Rams – desfecho coerente para a decisão pouco inspirada. Esse desempenho, com o show de Maroon 5 no intervalo, resultou na pior audiência televisiva do SB nos EUA em dez anos – e estamos falando do maior evento do país.

Segundo a medição por lá, com a análise do instituto Nielsen em 56 regiões metropolitanas, a partida marcou 44,9 pontos, só acima de Pittsburgh x Cardinals, em 2009 – como curiosidade, no Brasil, o Ibope mede 15 metrópoles. Não por acaso, a projeção aponta que a audiência do canal CBS ficou abaixo de 100 milhões, após nove anos neste patamar. Se o aumento do streaming pode ser uma justificativa, o (mau) desenvolvimento da partida parece ser um motivo mais óbvio.

De toda forma, o dado registrado corresponde a cerca de 1/3 da população norte-americana, sendo há tempos o produto mais cobiçado na televisão – e já negociado até 2023. Tanto que a inserção comercial voltou a subir, chegando a US$ 5,25 milhões por apenas 30 segundos! E toda a programação foi ocupada. Para quem ficou acordado até o final, com as defesas se sobressaindo, a transmissão acabou com o Troféu Vince Lombardi nas mãos dos favoritos…

Audiência média do Super Bowl nos EUA (em milhões de telespectadores)
2009 – 98,7 mi (42.1 pts), Pittsburgh Steelers 27 x 23 Arizona Cardinals
2010 – 106,4 mi (46.4 pts), New Orleans Saints 31 x 17 Indianapolis Colts
2011 – 111,0 mi (47.9 pts), Green Bay Packers 31 x 25 Pittsburgh Steelers
2012 – 111,3 mi (47.8 pts), New York Giants 21 x 17 New England Patriots
2013 – 108,4 mi (48.1 pts), Baltimore Ravens 34 x 31 San Francisco 49ers
2014 – 111,5 mi (47.6 pts), Seattle Seahawks 43 x 9 Denver Broncos
2015 – 114,4 mi (49.7 pts), New England Patriots 28 x 24 Seattle Seahawks
2016 – 111,9 mi (49.0 pts), Denver Broncos 24 x 10 Carolina Panthers
2017 – 111,3 mi (48.8 pts), New England Patriots 34 x 28 Atlanta Falcons
2018 – 103,4 mi (47.4 pts), Philadelphia Eagles 41 x 33 New England Patriots
2019 – 98,2 mi (44.9 pts), New England Patriots 13 x 3 Los Angeles Rams

% da população dos EUA que assistiu ao Super Bowl (população estimada)
2009: 32,3% (305.529.237)
2010: 34,4% (308.745.538)
2011: 35,7% (310.792.611)
2012: 35,5% (313.100.430)
2013: 34,3% (315.368.796)
2014: 35,1% (317.655.775)
2015: 35,7% (320.004.267)
2016: 34,7% (322.260.431)
2017: 34,3% (324.485.597)
2018: 31,7% (325.853.538)
2019: 29,9%* (328.153.130)
* Projeção a confirmar

No Brasil, o “SB LIII” foi exibido na ESPN e em 107 salas de cinema, sendo 17 no Nordeste. Lembrando que o país teria 15,2 milhões de aficionados, segundo pesquisa do Ibope.

New England Patrios/site oficial


Compartilhe!