A CBF apresentou o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro de 2019, que terá 68 clubes, dos quais quatro pernambucanos: Salgueiro, América, Central e Acadêmica Vitória.
A competição segue regionalizada na largada, até porque a CBF banca parte dos custos, como passagens aéreas a partir de 700 km. Portanto, apenas adversários nordestinos – alguns acima de 700 km. Do quarteto, com grupos complicados, o Salgueiro é o único que “caiu” – no caso, da C. De volta à 4ª divisão após seis anos, o carcará está no grupo A8, com Coruripe-AL, Fluminense de Feira-BA e Sergipe-SE. Já o time de Caruaru vai para a sua 9ª participação – recorde no estado. Desta vez está no A5, com Atlético-CE (ex-Uniclinic), Maranhão-MA e Altos-PI. Em situação dificílima no Estadual, o Mequinha figura no A6, com Bahia de Feira-BA, Serrano-PB e América de Natal-RN. Estreante, o Vitória (que joga na Arena PE) ficou no A7, que vejo como o mais difícil no viés pernambucano, com ASA-AL, Jacuipense-BA e Campinense-PB.
Leia mais sobre o assunto
A tabela básica da Série D de 2019, com 22 clubes do Nordeste (32% do total)
Esta temporada marca a 11ª edição da competição. Até hoje, o futebol local conseguiu apenas dois acessos em 24 participações, com o Santa Cruz (vice) em 2011 e o Salgueiro (4º lugar) em 2013. Em relação à fórmula, que repete a do último ano, a disputa começa na fase de grupos grupos (abaixo, as 17 chaves), seguindo com cinco mata-matas. Eis os detalhes…
1ª fase (grupos)
Os 68 times foram divididos em 17 grupos, com 4 times cada. As equipes jogam dentro dos respectivos grupos em ida e volta, totalizando seis rodadas. Avançam ao mata-mata os 17 líderes e os 15 melhores segundos colocados.
2ª fase (16 avos de final)
Para a composição do chaveamento eliminatório (no fim do post), os 32 clubes classificados serão divididos em 2 blocos, com os 16 melhores líderes no ‘bloco I’ e o clube de pior campanha entre os líderes e os 15 melhores segundos colocados no ‘bloco II’. No sorteio bloco I x bloco II
3ª fase (oitavas de final)
A partir do sorteio para a segunda fase, o diagrama segue para o mata-mata seguinte, na fase oitavas de final (16 times).
4ª fase (quartas de final)
O 8 clubes classificados às quartas de final (4ª fase) formam um grupo único, o ‘bloco III’, dividido em cruzamento olímpico (1 x 8, 2 x 7, 3 x 6 e 4 x 5). A definição será a partir das campanhas, somando as três fases anteriores.
5ª fase (semifinal)
O 4 clubes classificados à semifinal (5ª fase) formam um grupo único, o ‘bloco IV’, a ser dividido em cruzamento olímpico (1 x 4 e 2 x 3). A definição será a partir das campanhas, somando as três fases anteriores.
6ª fase (final)
A única fase ‘simples’. Os vencedores da semi se enfrentam em jogos de ida e volta. O clube de melhor campanha geral joga a volta em casa.
Desempate no mata-mata
Em caso de igualdade na pontuação nos 180 minutos, 1) saldo de gols e 2) cobrança de pênaltis. Portanto, não há gol qualificado para o visitante
Acesso
Os quatro semifinalistas sobem à Série C de 2020
As composições dos 17 grupos, com 22 clubes do Nordeste inscritos.
O diagrama das chaves eliminatórias da Série D, da 2ª fase até a 6ª fase