O caminho até a conquista da “orelhuda” desta temporada…
A Uefa sorteou os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões, que conta com quatro clubes ingleses e representantes solitários de Espanha, Holanda, Itália e Portugal. No evento realizado em Nyon, na Suíça, também já ficou definido o caminho até a decisão da edição 2018/2019. A finalíssima, aliás, será no Estádio Wanda Metropolitana, o moderno estádio do Atlético de Madrid, em 1º de junho, um sábado. A título de curiosidade, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo só podem se enfrentar na final, num duelo de futebol aguardado há pelo menos uma década.
Abaixo, alguns detalhes e pitacos sobre os grandes jogos programados na Champions.
Tottenham (Inglaterra) x Manchester City (Inglaterra)
Pela quantidade de times da Premier League envolvidos nesta reta final, estava bem difícil evitar um duelo nas quartas. Não deu outra. E o jogo em questão envolve o líder e o terceiro colocado do campeonato inglês – até a 30ª rodada. A crescente vantagem na tabela de classificação é um reflexo direto do momento de ambos. Nas últimas cinco rodadas, o contundente time dirigido por Pep Guardiola venceu todas, enquanto a equipe do goleador Harry Kane ganhou apenas uma partida. Em relação ao viés da maior competição europeia, os dois vão pelo ineditismo.
Datas: 09/04 (Londres) e 17/04 (Manchester)
Pitaco: City…
Ajax (Holanda) x Juventus (Itália)
Após a ida das oitavas, esse confronto parecia difícil de sair, devido à vitória do Real na Holanda e ao 2 x 0 do Atlético em Madrid. Porém, Ajax e Juve mandaram na volta. O time holandês, com quatro títulos europeus em sua galeria, goleou o atual campeão no Bernabéu – o 1 x 4 foi o maior revés dos merengues em casa, pelo torneio. Já a velha senhora, com dois títulos e sete vices (!), fez 3 x 0, com hat-trick de CR7, um trator na Liga dos Campeões (tem 123 gols ao todo). Bom duelo, saindo da mesmice recente, com Inglaterra/Espanha/Alemanha (que sequer está nas quartas).
Datas: 10/04 (Amsterdã) e 16/04 (Turim)
Pitaco: Juventus, com dificuldade
Manchester United (Inglaterra) x Barcelona (Espanha)
O United parecia fadado na temporada, mas a demissão de José Mourinho acabou trazendo o fator surpresa, com o interino Solskjaer, ex-atacante do clube. A sequência de vitórias na liga nacional e a surpreendente reviravolta sobre o PSG (perdeu em casa por 2 x 0 e fez 3 x 1 fora) dão moral ao tricampeão europeu. A bronca do outro lado é a de sempre: Messi. Líder disparado na La Liga (9 pontos à frente do Atlético, já com 27 rodadas), o Barça quer vencer a Champions pela 6ª vez, o que reduziria o dano causado pelas três conquistas seguidas do arquirrival Real, já fora.
Datas: 10/04 (Manchester) e 16/04 (Barcelona)
Pitaco: Barcelona, talvez lá e lô
Liverpool (Inglaterra) x Porto (Portugal)
O terceiro duelo entre clubes com títulos da Champions. O Liverpool com cinco, sendo o atual vice-campeão, e o Porto com duas taças. O organizado time português costuma ser figura frequente nesta fase, mas não vai muito além disso – no geral, por exemplo, foi à decisão justamente nas duas vezes em que foi campeão. Já o time inglês, do trio Salah, Firmino e Mané, vem ganhando casca sob o comando de Klopp, com uma grande conquista se aproximando (em tese). Nesta temporada, também disputa taco a taco o título da Premier League, em falta desde 1990.
Datas: 09/04 (Liverpool) e 17/04 (Porto)
Pitaco: Liverpool