Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A reta final da caminhada até a conquista da “orelhuda” desta temporada…

Ao todo, os oito jogos das quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa tiveram 24 gols, com a ótima média de 3. Barcelona e Liverpool confirmaram o favoritismo e venceram lá e lô – o time de Messi sequer foi vazado. Ambos compõem uma das semifinais.

No outro lado do chaveamento, dois duelos eletrizantes, com o Ajax virando sobre a Juventus em Turim e o Tottenham segurando a classificação até os 51 do 2º tempo, com direito a gol do City anulado pelo VAR. No pitaco das quartas, acertei o duelo Messi x Salah, mas não considerei a possibilidade de ter Spurs vs Ajax. Esse confronto, aliás, tirou Cristiano Ronaldo e Pep Guardiola da disputa – só isso já é algo relevante nesta década. Entre os quatro clubes, só o Tottenham não foi campeão. Os outros três somam 14 títulos, dando bastante peso ao cenário estabelecido.

Os futuros classificados à decisão serão conhecidos no início de maio. E a a finalíssima da edição 2018/2019, em jogo único, será no Wanda Metropolitano, o moderno estádio do Atlético de Madrid, em 1º de junho, um sábado. Tradição ou surpresa?

A seguir, alguns detalhes e pitacos sobre os grandes jogos programados na Champions.

Ajax (Holanda) x Tottenham (Inglaterra)
O jovem time holandês é uma grata surpresa nesta edição do maior torneio interclubes da Europa, com um futebol ofensivo mesmo diante de potências. Nas oitavas, tirou o Real Madrid (campeão nos últimos três anos). Na quartas, passou pela Juventus. Em ambos os casos, tropeçou em casa e venceu fora, na volta. Ganha cartaz pelo jogo mostrando e recupera a sua tradição – afinal, o Ajax é tetracampeão europeu (1971, 1972, 1973 e 1995). Quanto ao clube londrino, a vaga na semifinal quebrou um hiato de 57 anos! A última presença na semi havia sido em 1962, quando o time, então campeão inglês, parou justamente nesta fase, diante do Benfica (que seria o campeão). A tendência é que o Tottenham não conte com o centroavante Harry Kane, com uma grave lesão no tornozelo. O desfalque seria gigantesco.

– Ajax: tirou Real Madrid (1V e 1D) e Juventus (1V e 1E)
– Tottenham: tirou Borussia Dortmund (2V) e Manchester City (1V e 1D)
– Datas da semi: 30/04 ou 01/05 (Londres) e 07/05 ou 08/05 (Amsterdã)
– Pitaco: Ajax…

Abaixo, as escalações nos jogos de volta das quartas.

Liverpool (Inglaterra) x Barcelona (Espanha)
No cenário nacional, ambos brigam pelo título de 2019 – com o Barça já como virtual campeão espanhol. Porém, é no recorte da própria Champions que o duelo ganha status de peso pesado. São 5 títulos para cada um e ambos ainda somam 3 vices. Ou seja, a presença nesta reta final faz parte da vida desses clubes. No confronto, uma diferença técnica daquelas: Lionel Messi, que vem jogando demais e me parece favorito para recuperar o prêmio de melhor jogador do mundo, segundo a Fifa. Por outro lado, o time inglês conta com um trio de ataque em chamas, com Salah, Mané e Roberto Firmino. Os três marcaram na classificação diante do Porto, com a goleada por 4 x 1 no Estádio do Dragão. Curiosamente, o outro gol foi de outro enorme destaque dos Reds, o zagueiro Van Dijk. O conjunto do Liverpool, treinado por Jürgen Klopp, deixa o duelo muito interessante, fora o fato de decidir em casa.

– Liverpool: tirou Bayern de Munique (1V e 1E) e Porto (2V)
– Barcelona: tirou Lyon (1V e 1E) e Manchester United (2V)
– Datas da semi: 30/04 ou 01/05 (Barcelona) e 07/05 ou 08/05 (Liverpool)
– Pitaco: Liverpool (no sofrimento)

Abaixo, as escalações nos jogos de volta das quartas.


Compartilhe!