Apoiado por 15.176 torcedores, o Sport venceu o Vitória por 3 x 1 e voltou ao G4 da Série B. Fechando a 7ª rodada, o clássico nordestino na Ilha do Retiro foi bem movimentado, com o rubro-negro pernambucano mostrando solidez ofensiva e sendo feliz nas oportunidades criadas, com três belos gols. Enquanto isso, o rubro-negro baiano, que até fez uma partida acima de sua média nesta campanha, somou o 5º jogo sem vitória, caindo para a lanterna.
Sobre a partida, foram dois tempos bem distintos. Se no 1T o Sport chegou a ter 60% de posse, no início do 2T o Vitória passou de 70%. A diferença esteve no placar, com o leão pernambucano indo para o intervalo em vantagem, 2 x 1. Marcou primeiro aos 23, após Sammir abrir para Ezequiel na ponta direita. De lá, o passe rasteiro, com Guilherme batendo de prima (e com efeito) no outro lado da área. O Sport ainda teve tudo para ampliar num contragolpe “3 x 1”, mas desperdiçou.
E o castigo veio no empate com Anselmo Ramon, que se aproveitou da saída errada de Cléberson – substituto de Adryelson, que errou pela 2ª vez na ausência do titular, defendendo a Seleção Olímpica. Na segundona, porém, é comum erros fatais em ambos os lados. Aos 40, o Vitória devolveu a gentileza, com o Brocador tocando de letra para Charles desempatar.
Na retomada, o time de Guto Ferreira voltou mais precavido, demasiadamente, chamando bastante o adversário, que exigiu boas defesas de Mailson. Na reta final, com mudanças focadas na manutenção do placar, o Sport, ainda pressionado, definiu o triunfo numa boa trama, de pé em pé, com outra assistência de Hernane. E outro gol de Guilherme, num chutaço no ângulo. O gol, aliás, foi determinante para que o time ganhasse mais uma posição na tabela, superando a Ponte no nº de gols marcados (pontuação e saldo iguais). Valeu o G4.
Escalação do Sport (melhores: 1 Guilherme, 2 Brocador, 3 Mailson)
Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Cléberson e Sander; Charles, João Igor (Leandrinho, 20/2T) e Sammir (Ronaldo, 31/2T); Ezequiel (Hyuri, 14/2T), Brocador e Guilherme. Técnico: Guto Ferreira
Escalação do Vitória (melhor: Wesley; pior: piores: 1 Gabriel Bispo 2 Edvan)
Ronaldo; Edvan, Zé Ivaldo, Everton Sena e Capa; Gabriel Bispo, Marciel (Felipe Gedoz, 33/2T) e Ruy (Nikson, 42/2T); Ruan Levine (Italo 21/2T), Anselmo Ramon e Wesley. Técnico: Osmar Loss
Histórico geral de Sport x Vitória (todos os mandos)
77 jogos
30 vitórias pernambucanas (38,9%)
22 empates (28,5%)
25 vitórias baianas (32,4%)
A análise do Podcast 45 Minutos (Cassio Zirpoli, Fred Figueiroa e Vitor Villar):