Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O conselho executivo da Conmebol aconteceu em 13 de junho, numa reunião em São Paulo.

A Conmebol divulgou os calendários oficiais de 2020 do os dois principais torneios interclubes da entidade, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana. A Recopa, a disputa envolvendo os últimos campeões das outras copas, ainda segue sem data. Nesta temporada, o destaque fica por conta da “unificação” – ou quase isso. Das 13 datas da Sula, 10 vão acontecer paralelamente à Liberta. No calendário anterior da confederação, apenas 1 semana contou com os dois torneios – desconsiderando os desmembramentos gerados pelas grades de televisão.

A decisão administrativa, aprovada no conselho executivo, desafogou um pouco a tabela – com outra Copa América no meio, agora numa edição compartilhada entre Argentina e Colômbia. Tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana vão parar durante a disputa entre as seleções – ao contrário das Séries A e B do Brasileiro, diferente do que ocorreu em 2019.

Abaixo, o calendário completo e, na sequência, algumas observações do blog sobre os cronogramas apresentados – com no mínimo 13 times do país em ação.

Taça Libertadores da América (19 semanas de jogos)
A etapa preliminar da Libertadores é composta por três fases mata-matas. No entanto, os dois clubes brasileiros classificados à “pré”– a princípio, o 5º e 6º do Brasileirão de 2019 – estreiam na segunda fase. Ou seja, no mínimo em 5 de fevereiro. Já a fase de grupos, com o 1º, 2º, 3º e 4º colocados da Série A e com o campeão da Copa do Brasil, começa na primeira semana de março. Em relação à decisão, o jogo o único ocorrerá 52 dias após a semi. O palco segue indefinido. Em 2019, na estreia deste controverso modelo, o Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.

Copa Sul-Americana (13 semanas de jogos)
Ao contrário da Liberta, todos os participantes inscritos na Sul-Americana largam na 1ª fase. Logo, os seis times brasileiros começam a jogar a partir de 5 de fevereiro. Lembrando que dez equipes eliminadas na Libertadores disputarão a Sula do mesmo ano, a partir da 2ª fase. Graças à “interseção”, um time classificado na fase inicial vai esperar de 84 a 91 dias para voltar a campo no torneio! Em relação à decisão, o jogo o único acontecerá 38 dias após a semi. O palco segue indefinido. Em 2019, na estreia do modelo, Estádio “La Nueva Olla”, em Assunção, no Paraguai.

Para ver o calendário numa resolução maior, clique aqui.


Compartilhe!