A festa do Cuiabá. Bateu o Remo em 2015 e o Paysandu em 2019. Foto: Fernando Torres/CBF.
O roteiro da decisão da Copa Verde de 2019 foi incrível, sobretudo para o Cuiabá. Derrotado em casa, por 1 x 0, o clube do Mato Grosso devolveu o placar, dentro do Mangueirão, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, no último lance. A cabeçada de Paulinho igualou a série contra o Paysandu e forçou a disputa de pênaltis.
Só que o visitante perdeu logo a primeira cobrança, com os oito cobradores seguintes mandando para as redes. Ou seja, 4 x 4, com Caíque tendo a bola derradeira para definir o tri do papão. Fez um caqueado danado e chutou pra fora. Na sequência, já nas alternadas, Felipe Marques finalmente colocou o Cuiabá em vantagem e Nicolas desperdiçou. Cuiabá 5 x 4, silenciando quase todos os 30.170 torcedores presentes no estádio em Belém – foram poucos os aficionados do Dourado que resolveram encarar a viagem e a missão.
A premiação de fato pelo título
Com o título, o Cuiabá assegurou a pré-vaga nas oitavas da Copa do Brasil de 2020. Considerando o valor de 2019, a cota desta fase será de ao menos R$ 2,5 milhões – o “prêmio” de fato pela Copa Verde. Benesse válida também para Fortaleza (Copa do Nordeste) e Bragantino (Série B).
Dando vida à Arena Pantanal
Fundado em 2001, o clube da capital já soma 9 títulos mato-grossenses, sendo o atual tricampeão, e agora obteve o segundo título de âmbito regional. No caso, sendo mais preciso, de âmbito interregional, pois a Copa Verde agrega o Norte, o Centro-Oeste e um estado do Sudeste, o ES. A campanha do título (4V, 1E e 3D) ocorreu de forma paralela à estreia na Série B do Brasileiro, onde o time fez uma campanha segura, na parte de cima da tabela, assegurando a “continuidade” do calendário na Arena Pantanal, que vai tendo o seu dono de fato… Parabéns, Cuiabá!
Os campeões da Copa Verde
2014 – Brasília (DF)
2015 – Cuiabá (MT)
2016 – Paysandu (PA)
2017 – Luverdense (MT)
2018 – Paysandu (PA)
2019 – Cuiabá (MT)
Nº de títulos da Copa Verde (6 edições)
2x – Cuiabá e Paysandu
1x – Brasília e Luverdense