O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até dezembro de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.
Sobre o Nordeste, são 13 clubes presentes, com o Sport na liderança, vindo num mês de reação. Após 6 meses crescendo abaixo do Bahia, o concorrente mais próximo, o rubro-negro voltou a aumentar a diferença – de 50 mil para 62 mil. Em 18 meses, foi apenas a segunda vez que o tricolor não reduziu a diferença.
No cenário nacional, o leão pernambucano segue em outra frente parelha, na disputa pelo 13º lugar. Neste mês, o time da Ilha do Retiro manteve esta posição pelo terceiro mês seguido, com 15.822 usuários à frente do Botafogo. Entre os outros destaques na região, o Fortaleza se manteve à frente do rival Ceará pelo segundo mês, com 13.917 usuários a mais. Com a 4ª maior base digital da região, o leão do pici já vai se aproximando do Vitória, que fecha o pódio – conseguiu reduzir a diferença de 135 mil para 107 mil.
O critério do instituto para a elaboração do levantamento considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo saltou de 25 mi para 27 milhões, no embalo do maior ganho mensal registrado pelo Ibope, com 1.791.537 – superando o recorde, do mês anterior, de 828.352. Consequência direta dos títulos no Brasileirão e na Libertadores, obtidos no último mês.
A seguir, os cinco quadros sobre o Nordeste, com as respectivas evoluções e as observações do blog sobre os novos dados, contabilizados pela equipe do Ibope até o dia 30 de novembro.
Obs 1. O asterisco (*) corresponde à maior evolução no último mês.
Obs 2. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
1) Soma das quatro redes quantificadas
No último mês, quatro clubes registraram aumento acima de 20 mil – dado considerável na região. Com o melhor desempenho técnico na temporada, o Fortaleza vai colhendo frutos em outras áreas. Aqui, mais uma vez teve a maior evolução, outra vez beirando 40 mil. Já o Sport, que conseguiu o acesso à Série A, cravou 32 mil adesões, bem acima da sua média nos últimos meses. Em relação à “classificação”, uma mudança, com o Íbis tomando a 7ª posição do Náutico.
1º) 3.282.433 – Sport (+32.097)
2º) 3.219.698 – Bahia (+20.307)
3º) 1.895.421 – Vitória (+8.972)
4º) 1.787.969 – Fortaleza (+37.311)*
5º) 1.774.052 – Ceará (+23.920)
6º) 1.057.473 – Santa Cruz (+3.889)
7º) 475.624 – Íbis (+7.323)
8º) 474.715 – Náutico (+2.472)
9º) 445.328 – ABC (+1.085)
10º) 443.092 – América-RN (+1.536)
11º) 407.089 – CSA (+12.399)
12º) 365.671 – CRB (+3.831)
13º) 289.096 – Sampaio Corrêa (+767)
2) Facebook
Na rede de Mark Zuckerberg, o Fortaleza foi, novamente, o único com um crescimento relevante nesta atualização. Os demais “oscilaram” as suas bases. A maioria para baixo. Nada menos que oito clubes registraram decréscimo. No ranking, o CSA entrou no top ten, superando o Sampaio por 838 pessoas.
1º) 1.122.966 – Bahia (-480)
2º) 1.067.897 – Sport (+209)
3º) 906.704 – Fortaleza (+6.144)*
4º) 846.139 – Ceará (-23)
5º) 555.976 – Santa Cruz (-848)
6º) 460.594 – Vitória (+904)
7º) 238.802 – América-RN (-285)
8º) 221.419 – ABC (-322)
9º) 213.040 – Náutico (-208)
10º) 158.270 – CSA (+980)
11º) 157.432 – Sampaio Corrêa (-209)
12º) 143.885 – CRB (+205)
13º) 142.686 – Íbis (-190)
3) Twitter
Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado, basicamente, quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Por isso, surpreende, pela 2ª vez seguida, o decréscimo do ABC – embora, seja válido lembrar que o clube potiguar foi rebaixado à Série D.
1º) 1.570.036 – Sport (+2.730)
2º) 1.429.414 – Bahia (+3.375)
3º) 1.135.604 – Vitória (+534)
4º) 304.085 – Ceará (+3.381)
5º) 247.884 – Fortaleza (+3.226)
6º) 236.022 – Santa Cruz (+589)
7º) 199.162 – Íbis (+3.556)
8º) 139.657 – Náutico (+617)
9º) 121.360 – ABC (-34)
10º) 97.745 – América-RN (+36)
11º) 79.482 – CRB (+393)
12º) 38.805 – CSA (+3.648)*
13º) 10.146 – Sampaio Corrêa (+243)
4) Instagram
É a rede de maior crescimento na atualidade. Todos os nordestinos presentes registraram aumento, e só um deles abaixo de 1.000 (o Sampaio). O Bahia manteve a ponta, embora o Ceará tenha reduzido a distância de 12 mil para 9,5 mil. Nesta mesma disputa houve a reaproximação do Sport (que liderou no insta durante muito tempo). Nas redes sociais, a maior benesse do acesso rubro-negro foi estabelecido aqui.
1º) 559.318 – Bahia (+16.412)
2º) 549.728 – Ceará (+19.262)
3º) 545.600 – Sport (+26.858)*
4º) 533.681 – Fortaleza (+24.541)
5º) 266.623 – Vitória (+7.034)
6º) 215.275 – Santa Cruz (+3.848)
7º) 190.714 – CSA (+7.471)
8º) 133.776 – Íbis (+3.957)
9º) 128.604 – CRB (+4.133)
10º) 112.558 – Sampaio Corrêa (+693)
11º) 111.819 – Náutico (+1.794)
12º) 93.459 – ABC (+1.301)
13º) 88.745 – América-RN (+1.585)
5) Youtube
O Bahia segue como o único acima de 100 mil inscritos na rede de vídeos. Porém, deverá ter em breve, possivelmente em janeiro, a companhia de Fortaleza e Sport – com o leão do pici acelerando e já ocupando a vice-liderança. Em relação à lista do Ibope é preciso destacar que o Íbis ainda aparece sem um perfil oficial, mas o clube criou um perfil no último mês (“ibistube”). Até esta publicação o canal tinha 3.580 inscritos – dado insuficiente para mudar qualquer colocação do clube no levantamento de dezembro.
1º) 108.000 – Bahia (+1.000)
2º) 99.700 – Fortaleza (+3.400)*
3º) 98.900 – Sport (+2.300)
4º) 74.100 – Ceará (+1.300)
5º) 50.200 – Santa Cruz (+300)
6º) 32.600 – Vitória (+500)
7º) 19.300 – CSA (+300)
8º) 17.800 – América-RN (+200)
9º) 13.700 – CRB (+100)
10º) 10.200 – Náutico (+270)
11º) 9.090 – ABC (+140)
12º) 8.960 – Sampaio Corrêa (+40)