Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A reprodução da programação da Globo Nordeste, confirmando a transmissão no Vianão.

O inédito confronto em Afogados da Ingazeira, entre Afogados e Atlético-MG, será transmitido para todo o estado de Pernambuco pela Globo. É um cenário raro no futebol local, com Náutico, Santa e Sport à frente das transmissões desde 2000 – quando a emissora adquiriu os direitos do Campeonato Pernambucano e passou a exibir, de forma regular, as partidas do trio.

O que deixa o cenário no Sertão ainda mais relevante é o fato de que Santa e Sport jogam na mesma noite. No caso do tricolor, pelo Nordestão, os direitos não pertencem à Rede Globo – e sim ao SBT e à Fox. No caso rubro-negro, esta era a partida previamente agendada para o horário tradicional de transmissão – 21h30 das quarta-feira. Porém, acabou antecipado, mudando para a grande do pay-per-view, via Premiere. Seja pela redução de custos, pois o jogo no Vianão passaria de todo jeito para Belo Horizonte, ou por teste de mercado, numa chance rara, será interessante acompanhar a “coruja” em sinal aberto no Grande Recife, como protagonista…

Jogos locais em 26/02
19h30 – Santa Cruz x Frei Paulistano (Nordestão), Live FC
20h00 – Salgueiro x Sport (Pernambucano), Premiere
21h30 – Afogados x Atlético-MG (Copa do Brasil), Globo e SporTV

O histórico de protagonismo do interior na tela da Globo Nordeste. Até hoje, 5 jogos…

1º) 29/02/2004 – Porto 1 x 3 Recife, Estadual
Os três grandes da capital haviam jogado no sábado, restando duas partidas no domingo – também houve AGA 1 x 0 Central. A direção da Globo optou pelo jogo em Caruaru, possivelmente pela facilidade na estrutura de transmissão. Hoje, curiosamente, Porto e Recife estão paradod.

2º) 03/04/2005 – Itacuruba 2 x 3 Serrano, Estadual
O jogo em Itacuruba valeria uma vaga na final do 1º turno caso o Santa perdesse o clássico nos Aflitos, em disputa no mesmo horário, numa tarde de domingo. Só que o tricolor fez 3 x 2 e conquistou a fase, com o jogo no Sertão valendo simbólico vice-campeonato turno.

3º) 05/02/2006 – Estudantes 0 x 0 Ypiranga, Estadual
Na última rodada do 1º turno, o Ypiranga precisava vencer o lanterna, em Timbaúba, para conquistar a fase e se garantir numa inédita final. O cenário propício fez a Globo mudar a transmissão – inicialmente seria Santa x Náutico. Só que o Ypiranga empatou, com direito a pênalti perdido de Júnior Amorim, e o Santa venceu o clássico esvaziado (e o turno).

4º) 22/04/2015 – Salgueiro 0 x 2 Flamengo, Copa do Brasil
O jogo válido pela 2ª fase do torneio nacional foi exibido pela Globo em 10 estados. Foi uma transmissão de “rede”, com narração de Luís Roberto. O jogo também passou no SporTV. O apelo estava centrado no visitante – como em 2020, pela mesma competição.

5º) 26/02/2020 – Afogados x Atlético-MG, Copa do Brasil
O jogo será exibido pela Rede Globo em dois braços regionais, a Globo Minas (Minas Gerais) e a Globo Nordeste (Pernambuco). Além disso, o confronto entrou na grade do SporTV 2, puxado pela presença do Atlético Mineiro, naturalmente. Em campo, um duelo valendo R$ 1,5 milhão.

Observação sobre o levantamento
Em 2008 e 2009, os jogos do Central na Copa do Brasil, contra Palmeiras e Vasco, passaram na Globo, mas não para o Recife, que viu os duelos de Sport e Náutico no mesmo torneio. Em 2019, também pela copa nacional, o jogo Central x Ceará passou para o estado do Ceará e para Caruaru.

Também vale relembrar, como curiosidade, a estreia do interior no SporTV…

1º) 20/03/2019 – Salgueiro 2 x 1 Central, Estadual
A primeira partidas das quartas de final da edição de 2019, no Cornélio de Barros, foi antecipado para as 19h justamente para caber na grade do SporTV. Os clubes não fizeram objeção – afinal, a visibilidade seria enorme. A partida passou para todo o país, sendo o primeiro duelo do interior pernambucano no canal de tevê por assinatura.


Compartilhe!