Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O logo do time digital do tricolor, o “E-Sports Cobra Coral”. Jogos exibidos na TV Coral.

O Santa Cruz oficializou a sua primeira equipe de E-Sports, visando as disputas em jogos eletrônicos mundo afora, seguindo outros clubes de futebol, já inseridos neste meio ascendente. Trata-se do “E-Sports Cobra Coral”, que já vinha disputando torneios online, mas agora passa a representar de fato o tricolor, através de uma parceria. Neste primeiro momento, o time parte para as competições no Fifa 20, a atual versão da maior franquia de futebol nos videogames.

O clube é um dos 1,4 mil filiados ativos na Electronic Football Association (EFA), com competições em vários continentes. No caso do Santa, o primeiro torneio oficial do clube é o Sul-Americano 2020, que conta com 28 equipes. O time está no grupo 2, ao lado de Godoy Cruz eSports (um clube de futebol argentino), Real Galactics e Black Panthers.

No E-Sport existem pelo menos 13 games de alcance mundial em termos de campeonato, indo bem além do futebol. No calendário internacional há jogos de tiro, estratégia, luta etc. Ou seja, o Santa não precisa, necessariamente, ficar apenas nos jogos de Fifa (ou PES), com a expansão sendo possível com outros jogadores. Por sinal, segundo o clube, em breve os sócios também vão poder participar de testes para integrar a equipe principal do tricolor.

Os games envolvidos nos principais torneios internacionais (em 2020)
CS: GO, Dota 2, Fifa 20, Fortnite, Free Fire, Hearthstone, League of Legends, Owerwatch, PES 2020, PUBG, Rainbow Six Siege, Starcraft 2 e Street Fighter 5.

As investidas recentes dos clubes brasileiros no E-Sport (com e sem sucesso)
No Nordeste, o ABC de Natal foi o pioneiro, com o “ABC Stars” em 2017, também via parceria, com fofo no League of Legends (LoL). Em 2018 surgiu a equipe do Vitória, jogando CS:GO, LoL e Fifa, já entrando no futebol. Porém, ambos acabaram paralisando as equipes. Entre os principais clubes do país com equipes em atividade, nomes como Flamengo, Corinthians, Santos e Cruzeiro, Athletico-PR.

E-Brasileirão com a chancela da CBF, no PES
O Campeonato Brasileiro de futebol virtual, oficial, foi criado em 2016. Nas quatro edições, são dois títulos do Cruzeiro (2017 e 2018), um do Santos (2016) e um do São Paulo (2019, numa final com o Fortaleza). O torneio ocorre em parceria com a Konami, a produtora do Pro Evolution Soccer, que tem as Séries A e B licenciadas. A última edição contou com 24.397 inscritos, restando 20 na fase final, sendo um de cada time presente na elite do futebol “tradicional” na temporada.

Abaixo, a transmissão de Santa Cruz 2 x 0 Black Panthers, em 19/03, pela Sul-Americana.


Compartilhe!