Os primeiros perfis oficiais dos clubes brasileiros no TikTok. A lista irá aumentar rapidamente.
Há alguns anos o Ibope atualiza o seu ranking digital de clubes com os dados de quatro redes sociais. Pela ordem, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Em junho de 2020 o instituto irá adotar mais uma coluna. Trata-se do TikTok, uma rede de compartilhamento de microvídeos (de até 15 segundos) que atingiu 1 bilhão de downloads neste ano. Popular entre jovens, numa faixa até 25 anos, o TikTok já conta com 15 perfis verificados entre os clubes no país, sendo 4 nordestinos.
Na região, o Sport larga na frente, com quase 60 mil seguidores desde a estreia em 22 de março, tendo hoje 16 vídeos publicados – com lances históricos, ações da torcida, torcedores ilustres etc. Na lista nacional, o clube figura em 6º lugar. Somando os usuários de todos os clubes presentes nesta primeira atualização do Ibope, chega-se a 1,632 milhão de torcedores. Como nas outras quatro redes, o Flamengo lidera no país. Porém, com uma vantagem ainda maior no TikTok, tendo 57,8% do total e já se aproximando de 1 milhão de seguidores.
De uma forma geral, o campo de exploração nesta rede é enorme, com muitos times tradicionais ainda sem uma conta oficial. No NE, Bahia, Náutico, Santa e Vitória seguem ausentes, fato que já deve impactar na próxima lista combinada de redes sociais – como na acirrada disputa Sport x Bahia. No cenário nacional, o Palmeiras tem a 4ª maior base digital combinada, mas ainda não entrou no TikTok. Veremos a evolução nos próximos meses…
Os links dos quatro nordestinos presentes: @sportrecife, @cearasc, @fortalezaec e @crboficial.
Declaração do diretor-executivo do Ibope, José Colagrossi:
“O TikTok cresce muito no futebol brasileiro e a partir de junho iremos adicionar ao nosso ranking digital. Os clubes que ainda não adotaram a plataforma deveriam fazê-lo, pois atrai muitos torcedores jovens”.
O ranking brasileiro no TikTok até 18/05/2020*
1º) 944,4 mil – Flamengo
2º) 234,8 mil – Corinthians
3º) 131,4 mil – São Paulo
4º) 84,3 mil – Cruzeiro
5º) 71,1 mil – Vasco
6º) 58,8 mil – Sport
7º) 33,5 mil – Athletico-PR
8º) 21,5 mil – Santos
9º) 14,0 mil – Avaí
10º) 12,9 mil – Ceará
11º) 7,7 mil – Guarani
12º) 7,1 mil – Chapecoense
13º) 5,5 mil – Fortaleza
14º) 4,9 mil – Fluminense
15º) 0,1 mil – CRB
* Entre os 50 clubes com as maiores bases digitais
Atualização do post
Após a divulgação da lista inicial do Ibope, somada à ampliação do ranking, os outros quatro grandes clubes da Nordeste criaram os seus perfis oficiais, com a verificação do G7 sendo concluída em 26/05. Os demais links: @ecbahia, @nauticope, @santacruzfutebolclube e @ecvitoria.
Leia mais sobre o assunto
Top 50: O ranking de redes sociais dos clubes do Brasil até maio de 2020
O “Don’t Rush Challenge” entre as torcedoras do trio de ferro do Recife no TikTok