Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Bélgica. 3 x 2 Japão Foto: Fifa/Getty Images

A Bélgica fez a melhor campanha entre os 32 participantes na fase de grupos da Copa do Mundo, com três vitórias e saldo positivo de 9 gols. Nas oitavas de final teria o Japão, que passou devido ao curioso critério de cartões. Além das campanhas, o abismo técnico era enorme, transformando o confronto na maior ‘barbada’ desta fase. Então, imagine a surpresa com os gols do Japão aos 3 e aos 6 do segundo tempo, com Haraguchi e Inui. Uma carga de pressão enorme sobre a “Geração Belga”, em busca de afirmação no futebol.

Com mais de 40 minutos pela frente, a seleção belga tinha condições de buscar o resultado, para ao menos forçar a prorrogação, cabendo ao time oriental uma estratégia mais precavida, com ocupação de espaço e velocidade – o que já vinha acontecendo.

Entretanto, em termos de futebol, ainda era o Japão, com as suas limitações técnicas e táticas. Começando pelo gol, na atuação irregular de Kawashima, com o time europeu empatando numa fração curtinha de tempo, aos 24 e 29, com Vertonghen encobrindo de cabeça e o grandalhão Fellaini escorando um cruzamento. Com a igualdade, a virada parecia o caminho natural, mas o Japão reagiu e também criou boas chances, exigindo três defesas do goleiro Courtois.

Com o tempo próximo do fim, os japoneses se mantiveram no campo ofensivo, além da conta. O contragolpe aos 49 minutos foi sintomático, pois sete japoneses estavam no ataque, com a cobrança de escanteio nas mãos do goleiro belga. A bola foi reposta e, rapidamente, com dois passes, já estava na cara do gol, com apenas um nipônico além de Kawashima. Do corta-luz de Lukaku para Chadli, a quarta vitória do país neste Mundial, 3 x 2. Recolocou o chaveamento nos eixos, confirmando o confronto contra o Brasil, mas o susto em Rostov foi enorme…

Bélgica nas quartas de final
1986 – Passou, (5) 1 x 1 (4) Espanha
2014 – Eliminada, 0 x 1 Argentina
2018 – A conferir, vs Brasil

Bélgica em 2018: 4 jogos e 4 vitórias, com 12 gols marcados e 4 gols sofridos

Bélgica. 3 x 2 Japão Foto: Fifa/Getty Images


Compartilhe!