O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um nas redes sociais mais utilizadas no futebol até julho de 2018.
O levantamento das quatro redes traz os 20 clubes presentes no Campeonato Brasileiro de 2018, com Flamengo e Corinthians numa disputa ferrenha pela liderança online (20,70 mi x 20,47 mi), e mais 18 times com os maiores quadros nas divisões inferiores, sendo 12 na B, 5 na C e 1 na D. Sem divisão, a Portuguesa e Red Bull Brasil são as exceções, via mercado paulista.
O Ibope justifica os 20 clubes à parte da elite como as ‘maiores bases digitais do país’, mas não é bem assim. A soma das redes oficiais do Íbis dá 353.899 seguidores, dado suficiente para deixá-lo em 34º nesta lista, à frente das exceções. Os perfis do pássaro preto focam no humor, como Paraná e Atlético-GO, por exemplo, mas também acompanham o time de futebol – profissional e base.
Ao todo, a pesquisa tem dez representantes do Nordeste, com cinco deles tendo mais de 1 milhão de usuários combinados, com o Santa a 47 mil de também atingir a marca. O Sport é o mais numeroso, sendo o único acima de 3 milhões. A diferença em relação ao Bahia vinha caindo mês a mês, mas no último houve um leve aumento, de 232 mil para 233 mil. Já no cenário nacional, o leão voltou ao 13º lugar, com 4.113 pessoas a mais que o Botafogo, que havia ficado à frente nos últimos dois meses. Neste post, então, trago a evolução dos times da região, com dois comparativos em relação à julho de 2018: mês anterior e ano anterior.
A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog.
* A maior evolução no último mês
** A maior evolução no último ano
Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), o rubro-negro pernambucano ainda detém uma vantagem segura sobre o tricolor baiano – no balanço anual, o tricolor soteropolitano tirou 7.647, pouco para o alcance. Por sinal, nesta atualização, o leão recifense voltou a terminar o mês em vantagem. No último mês, destaca-se, mais uma vez, o Fortaleza. Após 38 mil novas inscrições em junho, o clube conseguiu mais 63 mil em julho, liderando nas quatro frentes mensais – reflexo da ótima campanha na Série B, na qual é o líder isolado, e também do efeito Rogério Ceni, com apoio de torcedores são-paulinos.
O Facebook ainda segue como a rede social com mais usuários, mas o processo de estagnação na plataforma de Mark Zuckerberg é visível – ao menos em relação ao futebol regional. Líder há bastante tempo, o Bahia registrou menos de 5 mil adeptos em um ano, disparado o seu pior crescimento entre os canais analisados E no último mês houve decréscimo. Não só no Bahia, mas em 6 dos 10 nordestinos presentes, com 2 obtendo um aumento numa escala muito baixa (Vitória e CRB) e 2 fora da curva, a dupla cearense. Por sinal, o Fortaleza ultrapassou o rival e subiu no pódio.
No Twitter, a rede mais utilizada para debater futebol, segundo pesquisa do próprio Ibope, três clubes já passaram de 1 milhão e ainda mantêm crescimentos contínuos. Neste mês, o maior crescimento agregado foi registrado na cidade de Salvador, com 4.332 novos usuários, seguida de Fortaleza (3.747) e Recife (3.553). Apesar da vantagem do Bahia no mês (+361), a diferença para a liderança leonina ainda é de 174.054.
O Instagram foi a rede social que mais cresceu no futebol, de forma proporcional, no último ano. O Sport, líder entre os nordestinos, conseguiu 20% dos seus seguidores nos últimos doze meses, enquanto Náutico e Bahia foram além, com 31% e 35%, respectivamente. Em relação ao ranking, o Fortaleza se manteve no G4 e já reduziu a diferença para o Ceará – agora, de 32 mil.
Assim como no Twitter e no Instagram, todos os clubes nordestinos presentes também cresceram no Youtube no último mês. Neste caso, porém, nenhum clube destoou, com crescimentos na média. Lembrando que esta é a única rede com uma ausência de perfil oficial. No caso, do Náutico, que produz vídeos oficiais, mas opta por compartilhá-los em outros meios, como o facebook, twitter e site oficial.