Os corais estrearam com um ponto na condição de visitante. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.
Onze anos depois, o Santa Cruz recomeçou a dura caminhada na Série D, com todas as dificuldades conhecidas da última divisão nacional. Limitação técnica, arbitragem abaixo de um padrão já ruim no país e transmissão que beira a aventura ao telespectador. Lá em Lagarto, neste cenário, o tricolor empatou sem gols com o mandante homônimo, numa tarde na qual o time pernambucano teve um gol de Furtado anulado no 1T, após pressão da turma da casa sobre a assistente, e a expulsão de Elyeser no 2T, deixando o visitante com um a menos por mais de 20 minutos.
Considerando uma rodada na qual três dos quatro jogos do Grupo A4 terminaram empatados, o resultado foi aceitável – só o ASA venceu, justamente o próximo adversário, no Arruda. Sobre o “aceitável”, é uma visão sobre o que foi possível acompanhar, pois também foi a estreia da plataforma de streaming InStat TV, que comprou os direitos de tevê da Série D. Pra começar, Lagarto x Santa só entrou na grade do site faltando poucas horas para a bola rolar.
Depois, já com o jogo rolando, imagem travando e queda absoluta no sinal por alguns minutos. Na volta do vídeo, uma qualidade de imagem reduzida para suportar a demanda – e aqui estamos falando do time de maior torcida nesta edição, de longe. Como se a torcida coral já não conhecesse esse inferno do futebol brasileiro, eis uma prova daquelas logo na largada.
Histórico tricolor na 4ª divisão
O jogo no interior sergipano, a 75 quilômetros de Aracaju, o início da 4ª participação do Santa Cruz na quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Foi o 31º jogo do clube na competição, com 12V, 11E e 8D. Em 2022 os corais querem repetir o acesso obtido em 2011.
Escalação do Lagarto
Careca; Guilherme Lucena. Leozão, Júnior Goiano e Márcio Duarte; Felipe Jacaré (Natan), Tiquinho (Reny Max) e Rhuan; Davi Ceará (Thiago Santos), Bruninho e Pedro Henrique (Neto). Técnico: Givanildo Sales
Escalação do Santa Cruz
Klever; Marcos Martins, Júnior Sergipano, Alex Alves e Dudu Mandai; Elyeser, Rodrigo Yuri e Tarcísio (João Erick); Matheuzinho (Ítalo Silva), Esquerdinha (João Cardoso) e Rafael Furtado. Técnico: Leston Júnior
Os três duelos oficiais na história do confronto (2V do tricolor e 1E)
1º) 09/04/2014 – Lagarto 0 x 1 Santa Cruz (Copa do Brasil; Presidente Médici)
2º) 07/05/2014 – Santa Cruz 3 x 1 Lagarto (Copa do Brasil; Aflitos)
3º) 17/04/2022 – Lagarto 0 x 0 Santa Cruz (Série D; Barretão)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Santa Cruz no Campeonato Brasileiro da Série D de 2022