Estreante, o zagueiro Maurício abriu o placar nos Aflitos. Foto: Tiago Caldas/Náutico.
Encarando o jogo como uma decisão, o Náutico venceu o CRB por 2 x 1 e deixou a lanterna da Série B. De forma mais precisa, o bicampeão pernambucano ultrapassou Vila Nova e Guarani e, o mais importante no momento, encurtou a distância para o 16º colocado, o primeiro fora da zona de rebaixamento, de 6 para 3 pontos.
Essa era a única resposta possível à bizarra sequência de seis derrotas, que afundou o time na classificação. Pior, a troca de comando, de Roberto Fernandes para Elano, ainda não havia adiantado nada. Pelo contrário, foram três atuações horrorosa com o novo técnico. Nesta noite nos Aflitos, com 12.280 torcedores, o timbu enfim voltou a competir, algo necessário para uma disputa na qual os matemáticos já elevavam a chance de queda para mais de 70% – ou seja, muito mais chance de cair do que ficar.
Com uma marcação mais alta e mais atento, o Náutico não permitiu oportunidades claras ao CRB no 1T. Na verdade, foi o oposto. Com menos de 40% de posse de bola, o timbu buscou ser mais rápido na transição ofensiva, com 8 x 1 em finalizações até o intervalo – mesmo sem Jean Carlos. Os gols saíram aos 37 (Maurício) e aos 41 (Jobson). Na retomada, o time de Daniel Paulista diminuiu cedo, mas a reação parou na expulsão de Anselmo Ramon, aos 24 minutos. Em vantagem numérica e no placar, e extremamente necessitado no Brasileiro, o Náutico não deu mais espaço. Com esta atitude a disputa continuará plausível…
Fim do tabu no Eládio
Embora o Náutico tenha ampla vantagem no confronto, com 14 vitórias a mais que o alvirrubro alagoano, havia um incômodo jejum em casa. O timbu não vencia o adversário nos Aflitos há 16 anos! O tabu de 6 jogos tinha 3 vitórias do CRB e 3 empates. Acabou.
Náutico em 23 rodadas na Série B de 2022
Mandante – 12 jogos; 3V, 4E e 5D (13 pts e 36.1%)
Visitante – 11 jogos; 2V, 2E e 7D (8 pts e 24.2%)
Escalação do Náutico (melhores: Jobson e Franco)
Lucas Perri; Anilson, Wellington, Maurício, Bruno Bispo e João Lucas; Souza, Jobson (Mateus Cocão) e Richard Franco (Thomaz); Pedro Victor (Júnior Tavares) e Kieza (Jonathas Jesus). Técnico: Elano Blumer
Escalação do CRB (pior: Anselmo Ramon)
Diogo Silva; Reginaldo, Iago Mendonça, Wellington Carvalho e Guilherme Lopes; Claudinei (Bruninho), Yago (Jalysson) e Marthã (Gabriel Conceição); Emerson Negueba (Maycon Douglas), Paulinho Moccelin (Fabinho) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista
Histórico geral de Náutico x CRB (todos os mandos)
66 jogos
32 vitórias pernambucanas (48,4%)
16 empates (24,2%)
18 vitórias alagoanas (27,2%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Náutico no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022
Abaixo, assista aos 3 gols nos Aflitos, num vídeo do perfil da Série B no Twitter.
O @nauticope marcou duas vezes e garantiu importante vitória na rodada! #NAUxCRB
⚽ Maurício e Jobson (NAU); Gabriel Conceição (CRB)
🎥 @canalpremiere pic.twitter.com/uTEPCOMuHN
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) August 11, 2022