Os primeiros lances da Série A2 de 2022 na tevê aberta. Imagem: TV Nova/reprodução.
O Campeonato Pernambucano da 2ª divisão de 2022 terá transmissão na tevê aberta. A TV Nova Nordeste adquiriu os direitos da competição, com um jogo por rodada. E o que chama mesmo a atenção é o horário escolhido: 10h da manhã do domingo. Já na estação da primavera, a temperatura média deve beirar 30 graus neste período. O primeiro jogo selecionado foi Ipojuca x Jaguar, no Gileno de Carli, no Cabo, já que o estádio do município vizinho ainda não tem estrutura suficiente.
A equipe da emissora conta com a narração de Hermes de Souza, comentários de Salvino Gomes e reportagem de campo de Iranildo Silva. Esta não é a primeira vez que o canal transmite a Série A2, com incursões intermitentes a partir de 2013. Na história da segundona local, a primeira transmissão oficial foi em 1999, com a final entre Central e Íbis sendo exibida pela TV Pernambuco para todo o estado, numa ideia de Luciano do Valle. Ou seja, é coisa rara.
Sinal no Recife e em parte do interior
Além do canal 22.1 no Grande Recife, o sinal em HD da TV Nova também chega em cidades do interior como Ipojuca (46.1), Vitória (22.1), Limoeiro (22.1), Caruaru e região (31.1), Garanhuns (25.1), Arcoverde (22.1), Triunfo (17.1) e Serra Talhada (17.1). Fora dessas localidades, os jogos de futebol também terão retransmissão do sinal no perfil da emissora no Youtube, hoje com 40 mil inscritos. Ou seja, o avanço tecnológico (e também contratual, com mais flexibilidade) permite a “transmissão nacional” da Série A2 nesta temporada. O primeiro jogo, que terminou com o placar de 5 x 0 para o Ipojuca, em 25/09, teve média de 320 pessoas online.
Tem cota para os clubes?
A Série A2 do PE tem um número recorde de participantes em 2022, com 25 clubes. Essa transmissão na televisão funciona como uma espécie de “ponte”. Com a exibição de um anunciante, a Betnacional, a receita da TV custeia parte dos gastos necessários no torneio. Em tempo: se a A2 firmou um contrato de transmissão, a A1 segue indefinida após o fim do contrato de 4 anos junto à Rede Globo. A tendência é de renovação para 2023.
Abaixo, veja a primeira chamada de transmissão da A2 de 2022 na programação da TV Nova.