A Copa do Nordeste terá uma nova fórmula de disputa em 2019, priorizando a realização de clássicos estaduais já na primeira fase. O regional terá apenas dois grupos, com os times de uma chave enfrentando os componentes da outra chave. Como o regulamento prevê apenas um “turno”, então o mando efetivamente fará diferença – não só nos clássicos, claro.
Portanto, onze dias após a definição dos grupos, a CBF sorteou os mandos dos confrontos locais. O formato proposto pelo diretor de competições da confederação, Manoel Flores, foi bem simples: apenas duas bolinhas, A e B, simbolizando as duas chaves. A bolinha sorteada (B) definiu os mandos para os times do respectivo grupo.
Se no Castelão e no Batistão as arquibancadas ficam divididas entre as torcidas, em outros duelos o mando faz bastante diferença no apoio, como em Salvador, com torcida única, ou no Recife, com apenas 10% para a torcida visitante – num jogo que pode marcar a volta do Clássico das Emoções aos Aflitos após seis anos. Ainda assim, creio que o sorteio também possa ser visto com bons olhos para o visitante, pois este clube fará 5 jogos em sua cidade e apenas 3 fora durante a fase classificatória. Já os mandantes dos clássicos vão disputar 4 partidas em sua cidade e 4 fora. Na sua opinião, qual o melhor cenário?
Obs. Com este sorteio, a CBF poderá finalizar a tabela oficial – que será divulgada breve.
Os mandos dos clássicos estaduais na 1ª fase (local e situação da torcida visitante)
– Náutico x Santa Cruz (Aflitos, 10%)
– Bahia x Vitória (Fonte Nova, torcida única)
– Ceará x Fortaleza (Castelão-CE, meio a meio)
– CSA x CRB (Rei Pelé, 30%)
– Confiança x Sergipe (Batistão, meio a meio)
– Moto Club x Sampaio Corrêa (Castelão-MA, meio a meio)
A composição da 1ª fase
Grupo A – Santa Cruz, Vitória, CRB, Sampaio Corrêa, Fortaleza, Salgueiro, Sergipe e Altos
Grupo B – Bahia, Ceará, Náutico, ABC, Confiança, Botafogo-PB, CSA e Moto Club