Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Ibope-Repucom divulgou o seu balanço anual sobre as redes sociais de 45 clubes brasileiros, incluindo 13 nordestinos. A grande novidade em relação ao futebol da região foi a introdução do Íbis, há tempos alertado pelo blog devido à enorme base digital, com quase 400 mil seguidores. Não por acaso, o “pior time do mundo” já entrou figurando em 32º lugar.

Embora o costume do instituto seja fazer (e publicar) levantamentos mensais sobre o tema, este novo quadro online compara a evolução de seguidores no intervalo exato de um ano, de 2 de janeiro de 2018 a 2 de janeiro de 2019, considerando os perfis oficiais de cada clube em quatro plataformas distintas: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

O critério do instituto considera os 20 times da Série A – já com a nova composição – e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro. Como é o caso do pássaro preto, presente na 2ª divisão estadual. Na lista combinada, o Flamengo segue numa disputa particular com o Corinthians, ambos com 21 milhões. Hoje, o rubro-negro carioca tem 347 mil inscritos a mais – há um ano, a diferença era de apenas 8 mil.

As maiores evoluções nas redes sociais dos nordestinos em 2018 (* e **)
1º) Fortaleza +408.863 (+43,32%)
2º) Ceará + 281.268 (+25,08%)
3º) Bahia +232.006 (+8,70%)
4º) Sport +139.602 (+4,74%)
5º) Vitória +126.700 (+7,55%)
6º) CSA +89.290 (+43,56%)
7º) CRB +54.886 (+20,92%)
8º) Santa Cruz +52.311 (+5,71%)
9º) Náutico +44.211 (+11,83%)
10º) Sampaio Corrêa +44.043 (+21,33%)
11º) ABC +21.693 (+5,55%)
12º) América-RN +12.165 (+3,06%)

* Soma de usuários em todos os perfis oficiais de janeiro de 2018 a janeiro de 2019
** O Íbis não tem dados cadastrados pelo instituto de janeiro de 2018

Abaixo, o ranking geral, contabilizando as quatro redes sociais. Apesar do 4º lugar entre os clubes que mais cresceram na região, o Sport segue com a maior base digital do Nordeste, sendo o único acima de 3 milhões – com a nova realidade, é o clube mais seguido entre os integrantes da Série B desta temporada. Porém, o leão pernambucano viu a vantagem sobre o Baêa cair pelo 7º mês consecutivo, agora de 194 mil para 185 mil seguidores. Entre os times mais populares da região, cinco já têm mais de 1 milhão de usuários combinados – o Santa está a 31 mil da marca.

Ao longo do ano, considerando todos os clubes presentes, foram mais de 12 milhões de novas inscrições. O maior crescimento do Instagram, com 6,3 milhões de pessoas, ou 50% de participação nas quatro redes analisadas. Já a maior variação proporcional foi do Youtube, com 57% – sendo 2,4 milhões de novos inscritos. Entre os nordestinos, apenas Náutico e Íbis seguem sem perfis oficiais na rede de compartilhamento de vídeos – ambos optam pela divulgação em outras redes.

Já consolidada como a rede mais utilizada para debater futebol, o Twitter mantém o fôlego. No último ano foram 2,3 milhões de adesões. Enquanto isso, o Facebook registrou decréscimo em 18 dos 45 clubes presentes. Na verdade, apenas Fortaleza, Ceará e Atlético-MG tiveram números consideráveis na rede de Mark Zuckerberg, cuja influência no futebol vem estagnada há meses.


Compartilhe!