Utilizando as redes sociais, os clubes nordestinos vêm estimulando o cadastro no PPV.
O canal de pay-per-view da Rede Globo voltado para o futebol foi criado em 1997. De lá pra cá, o Premiere mudou bastante, tanto no aumento do número de partidas exibidas quanto na distribuição da receita, com uma fatia cada vez mais relevante nos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Há vários anos a divisão era feita através de uma pesquisa em conjunto entre Ibope e Datafolha, com 10 mil pessoas. E já chamava a atenção o fato de a distribuição não ser feita da maneira mais óbvia, pela quantidade de assinantes dos clubes envolvidos. Só em julho de 2016 o Premiere começou a estimular o cadastro dos times do coração, com 45 opções, por parte dos assinantes. Em 2019 o movimento ganhou força com a confirmação do novo formato de divisão de cotas em 2020, a partir do número de pacotes.
Não por acaso, os clubes encamparam a divulgação, mostrando o passo a passo para o cadastro, download, login, senha, dados etc. Aqui, quatro exemplos entre os times mais populares da região, com destaque para o Bahia, que incorporou a campanha ao seu aplicativo oficial e ainda vem fazendo o “Mutirão Premiere”, com prêmios aos participantes. Do G7 do NE, até esta publicação, o Vitória ainda não havia publicado sobre o assunto, assim como Náutico e Santa, hoje na Série C, sem ppv – de toda forma, os dois rivais deveriam antecipar a movimentação, até porque o “ranking” pode influenciar já a partir da Série B.
Nos últimos três anos, o número de assinantes caiu de 2,0 milhões para 1,8 milhão de clientes, considerando o dado informado no blog do jornalista Rodrigo Mattos. Do quadro atual, 600 mil pessoas já cadastraram os seus clubes, representando uma base interessante para o novo cálculo. Porém, para evitar distorções, é preciso que os clubes sigam massificando a presença de seus torcedores/assinantes. O Premiere pode representar até 1/3 da cota total.
O cadastro pode ser feito no aplicativo Premiere Play ou no site: www.premiere.tv.br/seutime.
Curiosidade
Em 2016, a Sky, a segunda maior operadora de tevê paga do país, chegou a disponibilizar um ranking de torcedores a partir do cadastro na empresa. Na ocasião, o G7 aparecia assim: Bahia 2,23%, Vitória 1,41%, Sport 1,41%, Ceará 0,85%, Santa 0,60%, Náutico 0,57% e Fortaleza 0,42%.
Leia mais sobre o assunto
A divisão dos R$ 650 milhões do PPV no Brasileirão 2019, com pesquisa nacional
Abaixo, as publicações nordestinos sobre o cadastro no Premiere em 2019.
Bahia
PASSO A PASSO! 🙏🏽
✍🏽 Taí, mastigadinho, como faz pra você ajudar o Esquadrão a receber uma cota bem maior do @canalpremiere. Estimamos mais de 40 mil assinantes tricolores ainda sem isso. Quem se cadastrar vai concorrer a mais de 10 mil prêmios! #BBMP pic.twitter.com/2R5MwbSFph— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) 2 de junho de 2019
Ceará
Se liga, Alvinegro! Você pode contribuir diretamente com o clube com apenas alguns cliques.
📲 Confira as dicas de como baixar o Premiere Play e escolher o Ceará como seu time do coração. 👊🏽⚫⚪
Acesse o link 👉🏽 https://t.co/umbxOsDOjo#CearáSC | #CearáTimedoPovo pic.twitter.com/N4eBNs192f
— Ceará Sporting Club – #Ceará105Anos (@CearaSC) 11 de junho de 2019
Fortaleza
Sabia que você, assinante do Premiere, pode fortalecer o Fortaleza ainda mais? É simples, basta baixar o app Premiere Play e marcar o Tricolor como seu time do coração. Fazendo isso, parte da renda será integralmente destinada para o Leão. O pouco de muitos faz toda diferença. pic.twitter.com/pn2jHSHcBT
— Fortaleza Esporte Clube ⭐️ (@FortalezaEC) 19 de junho de 2019
Sport
📱 E aí, rubro-negro, já acompanha o Leão pelo Premiere? Então você tem mais uma forma de ajudar o Clube: é só baixar o app e colocar o Sport como seu Time de Coração! A gente te dá uma ajudinha: pic.twitter.com/UyZWIVSkFt
— Sport Club do Recife (@sportrecife) 21 de junho de 2019