Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Fernando Diniz, o técnico da Seleção Brasileira

Atual treinador do Fluminense, Diniz ira estrear na Canarinho. Foto: Rodrigo Ferreira/CBF.

Com 23 jogadores, o técnico Fernando Diniz anunciou a lista de convocados para os dois primeiros jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Anunciado como “interino”, mas tendo cada vez mais cara de “efetivo” devido à incerteza sobre a chegada de Carlo Ancelotti, o comandante do Fluminense chamou 4 jogadores que atuam no Brasil, sendo 2 do próprio Flu, e 19 que atuam no exterior. A primeira lista seria, naturalmente, questionada, mas eu achei bem interessante essa convocação inicial.

Com o alto investimento da Arábia Saudita no futebol, o Brasil teve dois convocados da liga local, algo inimaginável há alguns anos. Recém-contratado pelo Al-Hilal, Neymar segue lembrado. Com 77 gols em 124 jogos na Seleção, Neymar, de 31 anos, inicia um ciclo que poderá resultar na sua 4ª participação num Mundial. Então, será preciso se acostumar com convocações do “mundo árabe”. Desta vez também houve a lembrança de Ibañez.

A vaga quase certa em 2026

Sobre a primeira missão de Fernando Diniz na Seleção, vale lembrar que as Eliminatórias da Conmebol seguem com o mesmo formato das últimas edições. Ou seja, com turno e returno entre os dez filiados, totalizando 18 rodadas de pontos corridos. Entretanto, a seletiva sul-americana agora oferece seis vagas diretas e mais uma na repescagem.

Portanto, podem ser até sete classificados entre dez países! Não tem como imaginar o Brasil fora disso, havendo tempo de sobra para testes pontuais mais à frente. Numa disputa que tende a ser apenas protocolar, o time de Diniz vai estrear contra a Bolívia em 8 de setembro, em Belém, no reformado Estádio Mangueirão. Depois, no dia 12, enfrenta o Peru, em Lima.

O início de fato no novo ciclo

O Brasil terminou na liderança em quatro das cinco últimas edições das Eliminatórias (2006, 2010, 2018 e 2022). A exceção foi em 2014, quando o time verde e amarelo sequer disputou por ser o país-sede da Copa. Embora a vaga da seleção principal seja quase certa em 2026, a briga pelas vagas no elenco será acirrada. Desconsiderando os três jogos com o interino de fato, Ramon Menezes, que teve 1V e 2D no primeiro semestre, esta disputa começou hoje.

Abaixo, veja a lista completa de convocados para a seleção principal. O que você achou?

Goleiros (3)

Alisson (Liverpool-ING), Bento (Athletico Paranaense-BRA) e Ederson (Manchester City-ING)

Laterais (4)

Na direita: Danilo (Juventus-ITA) e Vanderson (Monaco-FRA); Na esquerda: Caio Henrique (Monaco-FRA) e Renan Lodi (Olympique de Marselha-FRA)

Zagueiros (4)

Gabriel Magalhães (Arsenal-ING), Ibãnez (Al-Ahli-SAU), Marquinhos (PSG-FRA) e Nino (Fluminense-BRA)

Meias (5)

André (Fluminense-BRA), Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Casemiro (Manchester United-ING), Joelinton (Newcastle-ING) e Raphael Veiga (Palmeiras-BRA)

Atacantes (7)

Antony (Manchester United-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Matheus Cunha (Wolverhampton-ING), Neymar (Al-Hilal-SAU), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)

Leia mais sobre o assunto
Fernando Diniz do Flu repete Leão do Sport e comanda Seleção e clube ao mesmo tempo

Copa do Mundo de 2026 terá 3 sedes e 48 seleções. Fifa entra no gigantismo desenfreado


Compartilhe!