Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O zagueiro Thyere fez boa partida, mas a pressão foi excessiva. Foto: Dido Henrique/Sport.

O Sport voltou a perder do Operário, levando o primeiro lá e lô nesta Série B, e se complicou à vera na briga pelo acesso. Antes da matemática, vamos ao jogo. O time pernambucano perdeu por 2 x 1, de virada, com o gol marcado pelos rubro-negros lá em Ponta Grossa sendo, de forma bizarra, o ponto de partida para a drástica mudança no roteiro.

Numa partida amarrada até então, com poucas finalizações das duas equipes, o Sport conseguiu uma boa escapada aos 39 minutos. Após a sobra do cruzamento, o meia Titi Ortiz só fez empurrar para as redes. Foi comemorar com a torcida rubro-negra, logo atrás, no alambrado no Germano Kruger. Subiu e foi amarelado. Ainda que se discuta a regra, a aplicação foi correta. Ocorre o que argentino já havia recebido um cartão nos primeiros minutos, após um carrinho desnecessário no campo ofensivo. Titi, apesar da estatura e da posição em campo, é o jogador com mais cartões nesta Segundona. Ao todo, chegou a 14.

Expulsão infantil e falta de postura

Assim, Ortiz foi expulso e deixou o Sport numa situação difícil. Ainda no 1º tempo, o Operário encontrou espaço e finalizou quatro vezes de fora da área, todas com perigo. Caíque França apareceu bem em todos os lances. Apesar das primeiras mexidas de Pepa, como a entrada de Julián, o cenário piorou no 2º tempo. O Sport abdicou de jogar cedo e o time paranaense seguiu tendo liberdade na intermediária, com Fabrício marcando distante e Felipe mal outra vez. Insistindo até o fim, o Operário teve 71% de posse de bola.

Esse domínio foi baseado na busca de ações ofensivas, diga-se. Na primeira etapa, o scout de finalizações foi de 6 x 6. Na segunda, 20 x 5. Um amasso. Com o pé calibrado, o mandante continuou tentando de longe. Bastava clarear, o que aconteceu várias vezes, para arriscar. E assim virou com Vinícius Diniz e Boschilia. Até ali, o Sport estava todo atrás da linha da bola, afundado e torcendo por Caíque. Parecia até que o visitante estava com três jogadores a menos. Ainda que uma expulsão tenha poder de desestabilizar a equipe, a postura do time e as escolhas de Pepa, nesta noite, implodiram qualquer chance de pontuação.

Reta final parecida com a de 2023

Com esse revés, o Leão repete um recorte decisivo da campanha anterior no Brasileirão. Em 2023, o Sport venceu na 33ª rodada, na Ilha, e chegou a 59 pontos, ocupando a vice-liderança. Depois, saiu para dois jogos fora de casa. Errou tudo e perdeu os dois por 2 x 1. Em 2024, o Sport venceu na 33ª rodada, na Ilha, e chegou a 59 pontos, ocupando a vice-liderança. Depois, saiu para dois jogos fora de casa. Errou tudo e perdeu os dois por 2 x 1.

É mesmo difícil não lembrar dos fantasmas das duas últimas participações na segunda divisão nacional, quando perdeu força no fim e acabou em 7º lugar. Agora ao menos ainda há uma diferença, bem importante, em relação à temporada passada. Afinal, o time de Enderson Moreira voltou ao Recife já na 5ª colocação, enquanto o regresso desta vez, ainda que amargo, ocorre com o Sport figurando no G4 e com 2 pontos sobre o Ceará. Contudo, a situação é bastante óbvia. Não há mais gordura. Será rodada a rodada, sem margem para erros infantis. Tipo esses que o Sport cometeu em Belo Horizonte e Ponta Grossa…

Escalação do Operário-PR, 2
Gabriel Mesquita; Thales Oleques (Filipe Claudino), Joseph, Willian Machado e Pará; Jacy (Ronaldo), Vinícius Diniz (Rodrigo Lindoso) e Boschilia; Daniel (Vinicius Mingotti), Ronaldo e Rodrigo Guedes (Nathan). Técnico: Rafael Guanaes

Escalação do Sport, 1 (melhor: Caíque; piores: Ortiz, Fabrício e Felipe)
Caíque França; Igor Cariús, Rafael Thyere, Chico e Felipinho; Felipe (Fabinho), Fabrício Domínguez (Lenny Lobato) e Lucas Lima; Tití Ortiz, Chrystian Barletta (Julián Fernández) e Zé Roberto (Gustavo Coutinho/Wellington Silva). Técnico: Pepa

Histórico geral de Operário-PR x Sport

8 jogos (todos os mandos)
2 vitórias rubro-negras (25%)
2 empates (25%)
4 vitórias paranaenses (50%)

Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2024, com 38 jogos e transmissões na TV

Abaixo, assista aos gols da virada do Fantasma, que venceu o Sport no turno e no returno.


Compartilhe!