Capitão do Sport, o volante Anselmo foi o principal destaque do Sport na boa largada no Brasileirão de 2018, não só na marcação. Bem nos desarmes, o jogador também apareceu de forma efetiva com assistências e gols – dois deles no Allianz Parque. foco do mercado no atleta era inevitável, com o ‘mundo árabe’ chegando com uma proposta de R$ 14 milhões.
Venda excelente, ainda mais considerando a idade de Anselmo (29 anos). Entretanto, apesar da investida ser uma consequência do futebol apresentado no rubro-negro, o clube pernambucano fica com apenas R$ 1 milhão. Trata-se da ‘taxa de vitrine’ cedida pelo Internacional, que detinha 70% dos direitos econômicos, com o Joinville possuindo os 30% restantes. Agora, o percentual total pertence ao Al-Wehda, da Arábia Saudita. É a equipe do técnico Fábio Carille, que também deixou o Corinthians por uma fortuna. Pelo clube da Ilha, o volante fez 47 jogos e marcou 7 gols. Deixa uma lacuna enorme no time para restante do Brasileirão – cabe à direção se virar para achar uma reposição num mercado escasso e com receita curta.
Considerando a era do Plano Real, instituído em 1º de julho de 1994, esta foi a 100ª venda milionária da história do futebol nordestino, numa lista levantada há um bom pelo blog. Com a transação, o Sport chegou a vinte transações deste porte, voltando a empatar com o Bahia – que havia descolado há menos de uma mês após a cessão dos direitos de Blanco, ao Galo.
Sobre as 100 vendas milionárias do Nordeste…
Número de vendas por clube
25 – Vitória
20 – Bahia e Sport
10 – Náutico
6 – Ceará e Santa Cruz
3 – Corinthians Alagoano
2 – ABC e Fortaleza
1 – ASA, Campinense, CRB, Globo, Porto e Sampaio Corrêa
Número de vendas por estado
45 – Bahia
37 – Pernambuco
8 – Ceará
5 – Alagoas
3 – Rio Grande do Norte
1 – Paraíba e Maranhão
As vinte vendas milionárias do Sport até 6 de junho de 2018.