Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O “Dia do Nordestino” foi oficializado na cidade de São Paulo para ser celebrado em 8 de outubro através da lei nº 14.952, em 13 de julho de 2009. Há dez anos.

Na ocasião, marcava o centenário do nascimento do cearense Antônio Gonçalves da Silva, a “Patativa do Assaré”, poeta popular e cantor. E a data virou uma homenagem ao principal destino de migrantes do Nordeste. Gente que deixou a sua terra em busca de dias melhores.

Segundo dados do IBGE de 2015, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), são 5,6 milhões de nordestinos morando no estado paulista, o que corresponde a 12,66% da população – no Rio, o segundo colocado neste contexto, há 1,2 milhão.

Portanto, é uma forma (simples) de homenagear uma parcela considerável população, que também ajudou a construir o estado mais forte do país, assim como as suas tradições. E a data acabou se popularizando e sendo reconhecida nos estados da própria região. Um exemplo disso é a exaltação dos principais clubes de futebol do Nordeste em relação ao dia, com postagens publicadas em seus perfis oficiais nas redes sociais, com direito à hashtag #DiaDoNordestino.

“Eu sou de uma terra que o povo padece, mas não esmorece e procura vencer!”
Frase da Patativa do Assaré.

Abaixo, alguns exemplos dos principais clubes do Nordeste.

ABC

América-RN

Bahia

Botafogo-PB

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol Clube (@botafogopb) em

Campinense

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Campinense Clube (@campinenseclube) em

Ceará

CRB

CSA

Ferroviário-CE

Fortaleza

Santa Cruz

Sport

Treze

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Treze Futebol Clube (@trezefcoficial) em

Vitória


Compartilhe!