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O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um nas redes sociais mais utilizadas no futebol até julho de 2018.

levantamento das quatro redes traz os 20 clubes presentes no Campeonato Brasileiro de 2018, com Flamengo e Corinthians numa disputa ferrenha pela liderança online (20,70 mi x 20,47 mi), e mais 18 times com os maiores quadros nas divisões inferiores, sendo 12 na B, 5 na C e 1 na D. Sem divisão, a Portuguesa e Red Bull Brasil são as exceções, via mercado paulista.

O Ibope justifica os 20 clubes à parte da elite como as ‘maiores bases digitais do país’, mas não é bem assim. A soma das redes oficiais do Íbis dá 353.899 seguidores, dado suficiente para deixá-lo em 34º nesta lista, à frente das exceções. Os perfis do pássaro preto focam no humor, como Paraná e Atlético-GO, por exemplo, mas também acompanham o time de futebol – profissional e base.

Ao todo, a pesquisa tem dez representantes do Nordeste, com cinco deles tendo mais de 1 milhão de usuários combinados, com o Santa a 47 mil de também atingir a marca. O Sport é o mais numeroso, sendo o único acima de 3 milhões. A diferença em relação ao Bahia vinha caindo mês a mês, mas no último houve um leve aumento, de 232 mil para 233 mil. Já no cenário nacional, o leão voltou ao 13º lugar, com 4.113 pessoas a mais que o Botafogo, que havia ficado à frente nos últimos dois meses. Neste post, então, trago a evolução dos times da região, com dois comparativos em relação à julho de 2018: mês anterior e ano anterior.

A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog.

* A maior evolução no último mês
** A maior evolução no último ano

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), o rubro-negro pernambucano ainda detém uma vantagem segura sobre o tricolor baiano – no balanço anual, o tricolor soteropolitano tirou 7.647, pouco para o alcance. Por sinal, nesta atualização, o leão recifense voltou a terminar o mês em vantagem. No último mês, destaca-se, mais uma vez, o Fortaleza. Após 38 mil novas inscrições em junho, o clube conseguiu mais 63 mil em julho, liderando nas quatro frentes mensais – reflexo da ótima campanha na Série B, na qual é o líder isolado, e também do efeito Rogério Ceni, com apoio de torcedores são-paulinos.

Facebook ainda segue como a rede social com mais usuários, mas o processo de estagnação na plataforma de Mark Zuckerberg é visível – ao menos em relação ao futebol regional. Líder há bastante tempo, o Bahia registrou menos de 5 mil adeptos em um ano, disparado o seu pior crescimento entre os canais analisados E no último mês houve decréscimo. Não só no Bahia, mas em 6 dos 10 nordestinos presentes, com 2 obtendo um aumento numa escala muito baixa (Vitória e CRB) e 2 fora da curva, a dupla cearense. Por sinal, o Fortaleza ultrapassou o rival e subiu no pódio.

No Twitter, a rede mais utilizada para debater futebol, segundo pesquisa do próprio Ibope, três clubes já passaram de 1 milhão e ainda mantêm crescimentos contínuos. Neste mês, o maior crescimento agregado foi registrado na cidade de Salvador, com 4.332 novos usuários, seguida de Fortaleza (3.747) e Recife (3.553). Apesar da vantagem do Bahia no mês (+361), a diferença para a liderança leonina ainda é de 174.054.

O Instagram foi a rede social que mais cresceu no futebol, de forma proporcional, no último ano. O Sport, líder entre os nordestinos, conseguiu 20% dos seus seguidores nos últimos doze meses, enquanto Náutico e Bahia foram além, com 31% e 35%, respectivamente. Em relação ao ranking, o Fortaleza se manteve no G4 e já reduziu a diferença para o Ceará – agora, de 32 mil.

Assim como no Twitter e no Instagram, todos os clubes nordestinos presentes também cresceram no Youtube no último mês. Neste caso, porém, nenhum clube destoou, com crescimentos na média. Lembrando que esta é a única rede com uma ausência de perfil oficial. No caso, do Náutico, que produz vídeos oficiais, mas opta por compartilhá-los em outros meios, como o facebook, twitter e site oficial.


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