O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até outubro de 2018 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 40 times analisados.
Em relação ao Nordeste, são onze representantes, com cinco deles tendo mais de 1 milhão de usuários combinados – o Santa está a 38 mil desta marca. O Sport é o mais numeroso, sendo o único acima de 3 milhões. Porém, a vantagem sobre o Bahia caiu pelo quarto mês seguido, agora de 217 mil para 211 mil. No cenário nacional, o leão segue na oscilação junto ao Botafogo, entre 13º e 14º, com o clube carioca de novo à frente (1.447 de diferença). Neste post, trago a evolução dos times da região em cada rede tanto sobre mês anterior quanto o ano anterior.
Vale lembrar que o levantamento das quatro redes traz os 20 clubes presentes no Brasileirão de 2018, com Flamengo e Corinthians mantendo a disputa pela liderança online (21,07 mi x 20,70 mi), e mais 18 times com os maiores quadros nas divisões inferiores, sendo 12 na B, 5 na C e 1 na D. Sem divisão, a Portuguesa e Red Bull Brasil são as exceções, via mercado paulista.
O Ibope justifica os 20 clubes à parte da elite como as “maiores bases digitais do país”, mas não é bem assim. A soma das redes oficiais do Íbis dá 364.263 seguidores, o suficiente para deixá-lo em 34º, à frente das exceções. Os perfis do pássaro preto focam no humor, como o Paraná (com 1.041 a mais), mas também acompanham o time de futebol – profissional e base.
A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog.
* A maior evolução no último mês
** A maior evolução no último ano
Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
1) Neste mês, não houve mudança nos rankings nordestinos. Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), o destaque segue com o Fortaleza, há vários meses registrando o maior crescimento mensal. Contudo, desta vez o rival Ceará emparelhou, também na casa de 22 mil (apenas 336 de diferença). Se o crescimento do tricolor alencarino foi puxado pela liderança da série e com o efeito Rogério Ceni, tendo o apoio de torcedores são-paulinos, no vozão a recuperação na Série A após a Copa do Mundo também ajudou.
2) Há um bom tempo o blog alerta sobre o processo de estagnação no Facebook, ao menos em relação ao “futebol brasileiro”. Após dois meses de limpeza de perfis na plataforma de Mark Zuckerberg, o cenário se manteve com mais reduções. Tanto que foram sete clubes com decréscimo. Por sinal, um olhar no comparativo anual mostra essa tendência – somados, Sport e Santa perderam 22 mil curtidores. Já entre os times que ainda conseguem crescer, apenas um com mais de 2 mil novos adeptos neste mês, o Fortaleza.
3) Após a limpeza de perfis ‘abandonados’ em agosto, o Twitter já chega ao segundo mês seguido com evolução em todos os clubes da região, mantendo o status de rede social mais popular no futebol – segundo pesquisa do próprio Ibope. Apesar da volta à normalidade, os dados foram modestos. Apenas três clubes conseguiram mais de 1 mil seguidores – em setembro foram cinco. Em tempo: o “microblog” se mantém como a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão..
4) Como ocorreu no primeiro semestre inteiro, o Instagram foi a rede social que mais cresceu no futebol de forma proporcional – no Recife, neste mês, a soma de novos rubro-negros, tricolores e alvirrubros chegou a 10.055. O Sport, líder entre os nordestinos, conseguiu 19,9% dos seus seguidores nos últimos doze meses, enquanto Bahia e Fortaleza foram além, com 39,0% e 46,2%, respectivamente. O mês de outubro também mostrou a reação do Ceará, que via a aproximação do rival – chegou a ser de 25 mil. Agora, com a maior evolução no mês, abriu 29 mil de diferença.
5) Ainda que num ritmo menor, o Youtube também vem registrando crescimentos a curto e longo prazo. Após bater na trave em setembro, por causa do CRB, desta vez a rede registrou o crescimento de todos os nordestinos. De uma forma geral, nenhum clube destoou. Ainda assim, vale apontar a aproximação do Fortaleza em relação ao Bahia, agora de 5.486. Lembrando que esta é a única rede com uma ausência de perfil oficial. No caso, do Náutico, que produz vídeos oficiais, mas opta por compartilhá-los em outros meios, como o facebook, twitter e site oficial.