O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até abril de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.
Sobre o Nordeste, são 13 clubes presentes, com o Sport sendo o mais numeroso e o único acima de 3 milhões, embora o Bahia já esteja próximo da marca. Por sinal, o tricolor reduziu a diferença em relação ao leão pelo 10º mês seguido (de 158 mil para 149 mil). Entre os mais populares, seis têm mais de 1 milhão de usuários combinados. O Santa alcançou o patamar neste mês.
O critério do instituto para a elaboração do levantamento considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo começa a abrir vantagem sobre o Corinthians, com quem trava uma disputa particular. Já na casa de 22 milhões, o Fla ampliou a diferença de 661 mil para 832 mil.
A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog sobre os novos dados.
* A maior evolução no último mês
Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
1) Na soma das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), dois clubes subiram no ranking regional. O ABC passou o Náutico e assumiu o 7º lugar – posição ocupada pelo timbu durante meses. A diferença de apenas 628 deixa a disputa bem aberta. Na sequência, o Íbis ultrapassou o América-RN, já com 1.561 de diferença e curva de crescimento mais acentuada.
2) Embora seja a rede com mais usuários, no geral, o Facebook segue estagnado há meses. Atualmente, só a dupla cearense consegue manter um crescimento considerável, com os demais times restritos a pequenas oscilações, para mais ou para menos. É o cenário mais repetido.
3) Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Esta é a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão.
4) O Instagram segue registrando crescimento proporcional acima das outras redes. Basta dizer que o Sport, líder no NE, somou 8 mil novos seguidores, um bom dado, mas abaixo de outros quatro clubes nordestinos. E um deles foi o Íbis, que inclusive ganhou uma posição – ultrapassou o CRB.
5) O Youtube também traz uma mudança no ranking, com o América-RN assumindo a 8ª posição, à frente do CRB. Porém, a grande novidade deveria ser a presença da TV Timba, o recém-criado perfil oficial do Náutico. Apesar de cumprir os pré-requisitos (selo de verificação ou compartilhamento em outro perfil oficial do clube), acabou ignorado pelo Ibope. No caso, uma falha da pequisa – aliás, teria feito diferença na lista combinada. Como curiosidade**, cito o nº de inscritos no período.