Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até julho de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.

Sobre o Nordeste, são 13 clubes presentes, com o Sport na liderança. Contudo, o Bahia, o concorrente mais próximo, tirou a diferença em 12 dos últimos 13 meses – caso deste mês. O hiato caiu de 143 mil para 131 mil – vantagem ainda sólida. Por outro lado, o leão se manteve em 13º lugar na esfera nacional, à frente do Botafogo (+5,7 mil). Entre os outros destaques na região, a dupla cearense, com forte investida mês a mês.

O critério do instituto para a elaboração do levantamento considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo segue abrindo vantagem sobre o Corinthians, numa disputa “particular”. O time carioca, o único acima de 23 milhões, já colocou 1.306.550 de vantagem – neste mês, ampliou a margem em 255 mil.

A seguir, os cinco quadros sobre o Nordeste, com as respectivas evoluções e as observações do blog sobre os novos dados, contabilizados pela equipe do Ibope até o dia 1º de julho.

Obs 1. O asterisco (*) corresponde à maior evolução no último mês

Obs 2. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

1) Na soma das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), o destaque fica por conta do crescimento de Ceará e Fortaleza. Juntos, os rivais do Clássico-Rei somaram 58.202 adesões. E a diferença entre eles caiu de 7.604 para 6.768. Em termos de colocações, nenhuma mudança – na verdade, apenas a lista do Youtube registrou alteração.

2) No Facebook, a lista nordestina segue um “padrão”, com crescimento acentuado dos grandes clubes cearenses e pequenas mudanças para cima e para baixo nos demais, num cenário quase estagnado. Dos 13 nordestinos, 6 tiveram decréscimo, incluindo o trio de ferro do Recife.

3) Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Esta é a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão.

4) O Instagram mantém o crescimento proporcional acima das outras redes. Os quatro primeiros lugares, que têm entre 441 mil e 472 mil inscritos, registraram adesões variando entre 10 mil e 14 mil num mês – mesmo com a parada no calendário devido à Copa América. Por sinal, a liderança do Sport nesta rede começa a ficar na mira dos rivais, numa boa disputa.

5) O Youtube vem com a única mudança no cenário regional – e pra lá de significativa. Numa liderança disputada há meses por três clubes, o Bahia reassumiu a ponta, após uma ultrapassagem dupla. Com 5,4 mil inscrições (dado acima da média), a TV Bahêa agora é a maior do NE, superando a TV Leão e a TV Sport Recife. Entretanto, segue a corrida silenciosa pela marca de 100 mil inscritos – que vale uma famosa placa do Youtube. Qual clube receberá primeiro?


Compartilhe!