O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até janeiro de 2020 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 50 times analisados, com 5 clubes adicionados à lista neste mês – o que possibilitou a entrada do Botafogo-PB, em 49º.
Agora, então, o Nordeste, conta com 14 clubes na lista. O Sport segue na liderança regional, mas o Bahia voltou a diminuir a diferença, de 62 mil para 60 mil – em 19 meses, foi a 17ª vez que o tricolor se aproximou do leão.
Já no cenário nacional o clube pernambucano segue em outra frente parelha, na disputa pelo 13º lugar. Neste mês, o time da Ilha do Retiro manteve esta posição pelo quarto mês seguido, com 7.459 usuários à frente do Botafogo. Entre os outros destaques na região, o Fortaleza se manteve à frente do rival Ceará pelo terceiro mês, ampliando a margem (16.093 usuários a mais). Com a 4ª maior base digital da região, o leão do pici já vai se aproximando do Vitória, que fecha o pódio – conseguiu reduzir a diferença de 107 mil para 81 mil.
O novo critério do instituto para a elaboração do levantamento soma os 20 times presentes na Série A deste ano e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2020 – no topo da lista combinada, o Flamengo segue abrindo vantagem, passando de 27,3 mi para 27,9 milhões em um mês. Sobre o balanço geral em relação a 2019, de janeiro a dezembro, o Ibope informou um aumento de 20 milhões na base de seguidores do país, com 60% do crescimento dentro do Instagram.
A seguir, os cinco quadros sobre o Nordeste, com as respectivas evoluções e as observações do blog sobre os novos dados, contabilizados pela equipe do Ibope até o dia 30 de dezembro.
Obs 1. O asterisco (*) corresponde à maior evolução no último mês.
Obs 2. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.
1) Soma das quatro redes quantificadas
No último mês, pra variar, a dupla cearense cresceu acima da média, ambos passando de 30 mil adesões. Exceção feita ao Botafogo, sem uma base de comparação, todos os clubes evoluíram. Em relação à “classificação”, uma mudança, com o Náutico recuperando a 7ª posição, à frente do Íbis.
1º) 3.295.924 – Sport (+13.491)
2º) 3.235.514 – Bahia (+15.816)
3º) 1.903.750 – Vitória (+8.329)
4º) 1.822.601 – Fortaleza (+34.632)*
5º) 1.806.508 – Ceará (+32.456)
6º) 1.062.210 – Santa Cruz (+4.737)
7º) 478.502 – Náutico (+3.787)
8º) 476.464 – Íbis (+840)
9º) 447.166 – ABC (+1.838)
10º) 445.396 – América-RN (+2.304)
11º) 414.460 – CSA (+7.371)
12º) 368.315 – CRB (+2.644)
13º) 291.811 – Sampaio Corrêa (+2.715)
14º) 218.249 – Botafogo-PB (s/n)
2) Facebook
Na rede de Mark Zuckerberg, o Ceará registrou o crescimento mais relevante nesta atualização – embora o Fortaleza tenha mantido o ritmo. Os demais “oscilaram” as suas bases. A maioria para baixo. Nada menos que oito clubes registraram decréscimo – incluindo o trio de ferro do Recife.
1º) 1.122.261 – Bahia (-705)
2º) 1.067.161 – Sport (-726)
3º) 911.850 – Fortaleza (+5.146)
4º) 855.324 – Ceará (+9.185)*
5º) 555.312 – Santa Cruz (-664)
6º) 462.983 – Vitória (+2.389)
7º) 238.625 – América-RN (-177)
8º) 221.178 – ABC (-241)
9º) 212.871 – Náutico (-169)
10º) 158.288 – CSA (+18)
11º) 157.250 – Sampaio Corrêa (-182)
12º) 143.916 – CRB (+31)
13º) 142.466 – Íbis (-220)
14º) 89.556 – Botafogo-PB (s/n)
3) Twitter
Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Nos dois meses anteriores o ABC havia quebrado a escrita, mas o clube potiguar também voltou a crescer. Vale destacar a marca de 200 mil atingida pelo Íbis.
1º) 1.571.504 – Sport (+1.468)
2º) 1.432.580 – Bahia (+3.166)
3º) 1.136.513 – Vitória (+909)
4º) 308.348 – Ceará (+4.263)
5º) 253.146 – Fortaleza (+5.262)*
6º) 236.616 – Santa Cruz (+594)
7º) 200.760 – Íbis (+1.598)
8º) 140.641 – Náutico (+984)
9º) 121.456 – ABC (+96)
10º) 97.857 – América-RN (+112)
11º) 79.883 – CRB (+401)
12º) 41.823 – CSA (+3.018)
13º) 32.016 – Botafogo-PB (s/n)
14º) 11.035 – Sampaio Corrêa (+889)
4) Instagram
Conforme dito no texto principal, o insta é a rede de maior crescimento. Só o Íbis destoou nesta atualização – num dado bem surpreendente. Os demais nordestinos tiveram aumento acima de 1.000 – com quatro já acima de 10 mil. Embora o Bahia siga na ponta, a briga aqui está enorme, com quatro clubes separados por 16 mil usuários – o Fortaleza, em 4º, cresce acima disso.
1º) 571.673 – Bahia (+12.355)
2º) 566.936 – Ceará (+17.208)
3º) 557.259 – Sport (+11.659)
4º) 555.605 – Fortaleza (+21.924)*
5º) 271.254 – Vitória (+4.631)
6º) 219.782 – Santa Cruz (+4.507)
7º) 194.849 – CSA (+4.135)
8º) 133.238 – Íbis (-538)
9º) 130.816 – CRB (+2.212)
10º) 114.490 – Náutico (+2.671)
11º) 114.486 – Sampaio Corrêa (+1.928)
12º) 94.972 – ABC (+1.513)
13º) 90.414 – América-RN (+1.669)
14º) 77.377 – Botafogo-PB (s/n)
5) Youtube
Após o Bahia, Fortaleza e Sport também ultrapassaram a barreira de 100 mil inscritos na rede de vídeos – e também irão receber a famosa placa do do Youtube. Em relação à lista do Ibope é preciso destacar que o Íbis ainda aparece sem um perfil oficial, mas o clube criou um perfil em novembro, o “ibistube”. Até esta publicação o canal tinha 3.580 inscritos – dado que deixaria o clube na frente do Náutico no ranking absoluto em janeiro.
1º) 109.000 – Bahia (+1.000)
2º) 102.000 – Fortaleza (+2.300)*
3º) 100.000 – Sport (+1.100)
4º) 75.900 – Ceará (+1.800)
5º) 50.500 – Santa Cruz (+300)
6º) 33.000 – Vitória (+400)
7º) 19.300 – Botafogo-PB (s/n)
8º) 19.500 – CSA (+200)
9º) 18.500 – América-RN (+700)
10º) 13.700 – CRB (igual)
11º) 10.500 – Náutico (+300)
12º) 9.560 – ABC (+470)
13º) 9.040 – Sampaio Corrêa (+80)