Um retrato para a história, com Gonzagão e o primeiro time do Gonzagão FC.
Com poesia e ritmo próprio, o pernambucano Luiz Gonzaga foi o homem que deu voz ao Sertão. O sanfoneiro morreu em 1989, aos 76 anos, mas a cada 13 de dezembro, a data do seu aniversário, o Rei do Baião é celebrado. É uma data especial para quem admira o filho ilustre de Exu, que retratou como um poucos a superação da região. Sobre a história de Gonzagão, também há espaço para a paixão pelo futebol.
Para começar, o Mestre Lula era um fervoroso torcedor do Santa Cruz, com admiração desde cedo. No Rio de Janeiro, onde morou por alguns anos, também simpatizou pelo Botafogo. E ele acabou levando esse lado para a sua discografia, onde constam algumas músicas com o futebol de tema, como “Siri jogando bola” e “Lá vai a pitomba” (ouça abaixo). Também há o “Hino do Batistão”, uma composição especial em parceria com o jornalista Hugo Costa. Sim, foi uma música para celebrar a inauguração do Estádio Estadual Lourival Baptista, em Aracaju, em 9 de julho de 1969 – ele cantou no evento.
Maracanã-nã-nã na Guanabara
Mineirão-rão-rão Minas Gerais
Beira-Ri-Ri-Rio Grande
Pacaembu e todos mais
Os estádios dos estados que compõem o Brasil
Estão todos convidados porque o Batistão surgiu
No gramado do Batistão
Enquanto o craque chuta a bola, as crianças dão lição
Nosso estádio tem escola
O estádio de Sergipe é o mais completo da nação
Dá ao povo futebol e à infância educação
A-E-I-O-U
Viva Aracaju
Batistão, gol do campeão
Gooool!
Além disso, Luiz Gonzaga chegou a ter um time em sua homenagem. Em 1987, um sobrinho criou o Gonzagão Futebol Clube, sediado em sua cidade natal, a 630 quilômetros do Recife. O Gonzagão FC, de padrão alviazulino, disputou a sua primeira partida contra uma equipe de Araripina, também no Sertão. Com direito a binóculo para assitir ao jogo, “Seu Lua” fez questão de dar o ponta pé inicial, com a imagem sendo o seu último registro como torcedor. Uma outra versão do Gonzagão FC, acabou sendo criada criada em 12 de janeiro de 2015, com o cantor presente no escudo – com a sua sanfona clássica. Este novo time, alviverde, segue em atividade, disputando o “Campeonato Municipal de Futebol Exuzão”, que tem duas divisões.
Por fim, vale dizer que a bola da Copa do Nordeste é chamada de “Asa Branca”. Obviamente, por causa da música de Luiz Gonzaga – e a escolha foi numa votação popular. Veja a bola aqui.
Siri jogando bola
Lá vai pitomba