O mapa de unidades da Escola Furacão, a escolinha criada pelo Athletico Paranaense.
Com ótimos resultados no campo, com os títulos da Sul-Americana e da Copa do Brasil num período inferior a um ano, o Athletico Paranaense vai se firmando no futebol brasileiro. A organização do clube já é conhecida, assim como a enorme estrutura, com arena de Copa do Mundo e centro de treinamento de primeira linha. Entretanto, há outra frente tão importante quanto, que é o incessante garimpo de talentos.
Do time titular que faturou o título nacional no Beira-Rio, três jogadores foram formados no CT do Caju: Santos (goleiro), Khellven (lateral-direito) e Léo Pereira (zagueiro). Esse trio é o estágio final de um trabalho a longo prazo, desde as escolinhas, para crianças de 3 a 15 anos. Sim, qualquer clube tradicional tem uma escolinha. Talvez duas, três, dez. Pois o Athletico tem 203 escolinhas no Brasil, espalhadas em 18 estados. Embora a maioria fique no próprio Paraná, com 22 na capital e 87 no interior, existem 94 unidades país afora. O clube já se faz presente em todas as regiões – o objetivo é alcançar todos os estados. No Nordeste são 11, três delas em Pernambuco. Muito? Pois o dado local já foi até maior, antes de a escolinha de Caruaru ser incorporada ao novo “Caruaru City”.
Todas as unidades da “Escola Furacão”, com contratos de licenciamento de 3 anos, contam com profissionais habilitados pelo CAP, incluindo a metodologia desenvolvida pelo clube e produtos do rubro-negro. Pelo site oficial, tanto do clube quanto da escolinha, é apresentada a possibilidade viagem até Curitiba para testes práticos, na transição do lúdico para o profissionalismo. E assim o Athletico, já vencedor, segue se preparando para o futuro, buscando novos jogadores a milhares de quilômetros de distância. Em tempo: o clube já tem três unidades em funcionamento no exterior, na Índia, em Moçambique e no Quênia…
Obs 1. Unidades no NE: Alagoinhas-BA, Nazaré das Farinhas-BA, Fortaleza-CE, Formosa da Serra Negra-MA, Grajaú-MA, Morros-MA, João Pessoa-PB, Recife-PE, Jaboatão-PE (2) e Picos-PI.
Obs 2. O Flamengo, o clube de maior receita do país, tem 155 escolinhas (ou 48 a menos). Estão em 20 estados, incluindo PE, em Caruaru. Ah, tanto o Fla quanto o CAP promovem torneios internos.
Ranking de unidades da Escola Furacão (por estado)
109 – Paraná
24 – São Paulo
18 – Santa Catarina
10 – Minas Gerais
9 – Mato Grosso
7 – Rio de Janeiro
6 – Rondônia
3 – Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul
2 – Bahia, Distrito Federal e Pará
1 – Acre, Ceará, Goiás, Paraíba e Piauí
Ranking de unidades da Escola Furacão (por região)
130 – Sul
41 – Sudeste
12 – Centro-Oeste
11 – Nordeste
9 – Norte
A seguir, imagens da unidade recifense, no Prado. Crédito: Escola Furacão Recife/Facebook.
Leia mais sobre o assunto
Athletico ganha a Copa do Brasil 2019. O 2º título nacional do CAP, imparável
Vídeo comentando o “fim do G12” após o título do Athletico na Copa do Brasil