Trecho da chamada do clássico, reutilizada na emissora nacional. Imagem: TVE/reprodução.
O clássico entre Bahia e Vitória, válido pela 5ª rodada do Campeonato Baiano de 2023, terá transmissão na tevê aberta para todo o país através da TV Brasil. Desde 2021, a competição passa na TVE, uma emissora pública do estado que integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Assim, a matriz, que “reforça o interesse em dar visibilidade aos conteúdos regionais”, colocou o jogo de futebol na Fonte Nova na grade principal.
A transmissão em 29/01 é uma produção da TVE. Com narração de Rainan Peralva e comentários de Rodrigo Araújo, a cobertura do Ba-Vi começará às 15h00 na TVE, restrita à Bahia, e às 15h45 na TV Brasil, disponível aos demais estados a partir das 60 emissoras que integram a RNCP. Ainda que seja num canal nacional de audiência menor, é uma oportunidade interessante, raríssima considerando os campeonatos estaduais do Nordeste. Mesmo em disputas nacionais não é tão fácil lembrar de clássicos da região nesta condição.
8 anos depois da RedeTV!
No período em que a Rede Globo sublicenciou os direitos sobre a Série B, a partir de 2006, alguns clássicos estaduais do NE passaram com sinal aberto em outros canais em todo o território nacional. A RedeTV!, por exemplo, transmitiu Náutico 1 x 1 Sport no turno de 2010, com Silvio Luiz, e mais dois em 2015, com o próprio Ba-Vi pela 29ª rodada e Santa Cruz 1 x 3 Náutico na 31ª. Ainda houve uma rápida passagem pela Band, que exibiu Náutico 2 x 0 Sport no returno de 2011. Curiosamente, os quatro exemplos ocorreram num sábado à tarde.
Em relação ao Ibope, a audiência daquele Bahia 1 x 3 Vitória pela segunda divisão de 2015, de acordo com o acervo do site Observatório da TV, foi de 1,9 ponto. Naquele dia, em 3 de outubro, o programa anterior na RedeTV! estava com 0,7 e o seguinte teve 1,1. Ou seja, o jogo foi acima da média do canal. Não obtive o dado dos duelos pernambucanos na mesma emissora. Já na Band, que tem uma base de audiência um pouco maior, foram 3,0 pontos.
O peso da audiência nacional
Cada ponto de audiência corresponde a 1% da população analisada. No “cenário nacional”, que na prática é a medição das 15 maiores metrópoles, 1 ponto significa 717 mil pessoas. Portanto, o dado registrado no Ba-Vi há 8 anos daria, hoje, cerca de 1,36 milhão de telespectadores. No Estadual 2023, Bahia 2 x 1 Atlético deu 11,3 pontos em Salvador, sendo o melhor desempenho até aqui. Foram 413 mil telespectadores, já que 1 ponto na metrópole baiana vale 36.630. Ou seja, um “traço” nacional já seria um dado bem superior.
Voltando à lembrança sobre a transmissão nacional de clássicos nordestinos, o desafio fica bem maior num recorte só com torneios locais, como é o caso deste Ba-Vi de 2023. Em Pernambuco, por exemplo, aconteceu pela última vez em 1996, também com o Clássico dos Clássicos, num empate em 2 x 2 na Band. Salvo uma exceção na BA ou CE, e não me recordo, o hiato era de 27 anos! Mais recentemente isso já poderia ter acontecido na Copa do Nordeste, nem que fosse a decisão, mas o SBT, que exibe a disputa regional desde 2018, segue enviando o sinal apenas aos estados da região. Furar a bolha não é simples…
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Campeonato Baiano 2023, com mesma fórmula e continuidade da TVE
Abaixo, a confirmação da TV Brasil sobre a transmissão do Baiano.
🥅 Os campeonatos regionais estão agitando as torcidas Brasil afora. Na #TVBrasil, um clássico baiano marca a primeira transmissão esportiva de 2023.
📺 Domingo (29), às 16h, vai ser massa demais acompanhar Bahia x Vitória na sua #EmissoraPública! ⚽https://t.co/LNBnNcWCdp pic.twitter.com/Knpm7lR8qP
— TV Brasil (@TVBrasil) January 26, 2023