Por antecipação, o título baiano de 2019 pertence ao Bahia. Também vice-campeão por antecipação, com o azul, branco e vermelho dominando a inédita decisão no futebol da Boa Terra. No caso, entre o Bahia de Salvador e o Bahia de Feira de Santana, a 108 km da capital.
Na prática, só o time do interior leva o nome da cidade no nome – literalmente, Associação Desportiva Bahia de Feira. Ao menos serve para “distinguir” os finalistas, com o favoritismo para o time da capital, que penou para avançar à semi, mas depois bateu o Atlético de Alagoinhas lá e lô. Líder na 1ª fase, o Bahia de Feira fez a sua parte e eliminou o Vitória da Conquista – nota-se que a decisão seria curiosa de todo jeito.
Ao Bahia, o maior, esta final serve como consolo (e olhe lá) para amenizar as eliminações precoces na Sul-Americana e no Nordestão, que eram as prioridades no semestre – no embalo do orçamento recorde de R$ 143 milhões. Acabou sobrando justamente a última frente de interesse. Entretanto, agora cabe ao time dos atacantes Gilberto e Fernandão exercer, enfim, o favoritismo, com a busca pelo 48º título estadual. No outro Bahia, com um modelo de gestão aplicado desde 2009, a taça já se faz presente na galeria – da edição de 2011, quando venceu o Vitória no Barradão. Portanto, vai pelo “bi”. Novamente, com o jogo de volta em Salvador. Desta vez, o título significaria, também, a vaga na Copa do Nordeste – o Esporte Clube Bahia (o mais tradicional) já tem vaga.
A decisão do Campeonato Baiano de 2019
14/04 (16h00) – Bahia de Feira x Bahia (Joia da Princesa) – Rede Bahia (TV) e Premiere
21/04 (16h00) – Bahia x Bahia de Feira (Fonte Nova) – Rede Bahia (TV) e Premiere
Pitaco do blog sobre o campeão: Bahia (de Salvador)
Nº de finais disputadas no período 2009-2019* (22 vagas)
10x – Bahia
9x – Vitória
2x – Bahia de Feira
1x – Vitória da Conquista
* Desde que a competição passou a prever a realização de semifinal e final
Nº de títulos conquistados no período 2009-2018* (10 taças)
5x – Vitória
4x – Bahia
1x – Bahia de Feira
* Desde que a competição passou a prever a realização de semifinal e final
Os 4 títulos estaduais conquistados pelo interior
2x – Fluminense (1963 e 1969), Feira de Santana
1x – Colo Colo (2006), Ilhéus
1x – Bahia (2011), Feira de Santana