Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Conselho Técnico do Baianão 2025

Os dirigentes ao redor da taça do Campeonato Baiano de 2025. Foto: Lana Loiola/FBF.

Pela 8ª vez consecutiva, o Campeonato Baiano terá a mesma fórmula de disputa. Ou seja, com dez clubes, turno único na primeira fase e mata-mata com semifinal e final. A definição saiu no conselho técnico promovido pela FBF em 14 de novembro, com a presença de representantes de todos os times. Descrito como o “maior campeonato estadual do Norte/Nordeste”, o “Baianão 2025” tem previsão de transmissão de todos os 51 jogos através da TVE – veja tabela abaixo. Será o segundo ano seguido com cobertura 100%. Ao todo, será a quinta vez com a emissora estatal ligada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.

Embora o regulamento seja o mesmo, há uma leve diferença na distribuição de vagas para outras competições oficiais. No caso, sobre o destino da terceira vaga da Bahia para a Copa do Brasil de 2026. O campeão baiano e o vice-campeão seguem garantidos. Já a vaga antes destinada ao 3º colocado no Estadual foi repassada ao campeão da “Copa Governador do Estado”, cujo retorno foi aprovado por maioria de votos na reunião.

Este torneio será iniciado apenas 20 dias após a primeira fase do Campeonato Baiano – para que os times mantenham os elencos. Para oferecer vaga à copa nacional, a copa estadual precisará ter, no mínimo, quatro clubes da primeira divisão local. A competição auxiliar foi realizada de 2009 a 2016 e teve o Vitória da Conquista como maior vencedor (5 vezes).

Já sobre a classificação à Série D, a FBF tem três vagas e as três serão confirmadas no próprio Baianão. Ou seja, aos três melhores colocados à parte de Bahia e Vitória, já garantido em divisões nacionais acima. Ainda sobre a 122ª edição do Campeonato Baiano, a bola vai rolar de 11 de janeiro a 26 de março, com 13 datas ao todo. As taxas de arbitragens serão bancadas inteiramente pela federação local, além da garantia do uso do árbitro de vídeo (VAR) nos mata-matas. Em 2024, lembrando, o Vitória conquistou o 30º título de sua história.

Leia mais sobre o assunto
Tabela do Baiano 2025 tem transmissão da TVE com cobertura 100%; clássico na Fonte Nova

Os 10 clubes no Baiano 2025

O próximo Estadual será formado pelos oito melhores colocados da Série A de 2024 (Vitória, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense, Jacobina, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense) e pelos dois melhores da Série B (Colo-Colo e Porto). A seguir, veja as três fases.

1ª fase (Turno)

Os dez clubes se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores colocados avançam à semifinal e os dois piores serão rebaixados à segunda divisão de 2026.

2ª fase (Semifinal)

A semifinal será formada com o seguinte chaveamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os confrontos serão em ida e volta, com o mando de campo do segundo jogo pertencendo ao time de melhor campanha. Em caso de igualdade nos 180 minutos, a disputará irá para os pênaltis.

3ª fase (Final)

A decisão também será em dois jogos, mantendo o critério de desempate da fase anterior. Apenas o campeão baiano terá vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2026. Já o vice garante, pelo menos, um lugar na seletiva regional, a “Pré-Copa do Nordeste”.

Abaixo, veja o vídeo da FBF sobre o lançamento da nova edição do Campeonato Baiano.


Compartilhe!