Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Time Sub do Sport em 2024

O time júnior do Sport foi campeão estadual com 11V, 2E e 2D. Foto: Rafael Vieira/FPF.

Como se imaginava, o acesso à Série A impactou profundamente no planejamento do departamento de futebol do Sport para 2025. Mas isso ocorreu tanto no profissional quanto na base. De forma oficial, o clube comunicou que disputará as primeiras rodadas do Campeonato Pernambucano com o time Sub 20. Diz a nota: “a estratégica medida tem como objetivo conceder aos atletas do elenco profissional um período adequado de pré-temporada, a fim de reduzir as chances de lesões musculares e ampliar a performance durante todo o 2025, que reserva quatro competições, dentre as quais o retorno à elite do Campeonato Brasileiro”. Apesar da mescla com reservas, será um time efetivamente jovem.

Ainda que a nota não diga o número de jogos, o presidente rubro-negro, Yuri Romão, afirmou, em entrevista ao jornalista Beto Lago, que essa situação acontecerá nas três primeiras rodadas da Série A1. Portanto, o Sport terá um time composto por juniores diante de Afogados (fora), em 11/01, Decisão (casa), em 14/01, e Retrô (casa), em 18/01. Com isso o elenco principal, entre remanescentes e futuros reforços, irá usufruir do período reservado pela CBF para a pré-temporada, de 8 a 21 de janeiro – a reapresentação será antes do réveillon, em 26 de dezembro, no CT de Paratibe. Considero a medida acertada, até porque adversários regionais do próximo Brasileirão, como Bahia e Vitória, também irão priorizar a preparação física no primeiro mês do ano, com o Estadual iniciando em segundo plano.

Necessidade imediata e lições de 2020

No caso do Sport, o time terá a mesma quantidade competições de 2024, mas o nível de exigência para a primeira divisão, tanto na parte física quanto técnica, será muito maior. Incomparável, diria. Essas duas semanas a mais na largada podem nem determinar se o Sport fará uma boa temporada, mas pelo menos será um trabalho semelhante ao de quem já está lá na elite. Em relação ao Estadual, a primeira fase terá nove rodadas. Ou seja, o time da Ilha do Retiro jogará 1/3 da tabela com uma equipe bastante alternativa.

A base desta equipe venceu o Pernambucano Sub 20 de 2024, batendo o Retrô na final. Contudo, vários jogadores também fizeram parte do grupo que disputou o Brasileiro Sub 23, no segundo semestre, no qual o Sport foi o último colocado. Terminou com 0V, 2E e 5D. Caso a formação inexperiente não renda de forma ao menos razoável, o time principal precisará reagir na sequência, para evitar a repetição da campanha do PE 2020, quando o clube ficou em 7º lugar, fora do G6. Naquela ocasião, a utilização da base foi além da conta.

Três anos a menos na Copinha

Lembrando que a competição local é, também, o meio direto de classificação à Copa do Brasil, com vagas ao campeão, ao vice e ao 3º lugar. Sem contar que uma campanha entre 3º e 6º na fase classificatória, ainda que leve ao mata-mata, fará o time jogar uma partida a mais, nas quartas de final. Ou seja, a “folga” inicial teria uma contrapartida direta depois. Esses são alguns pontos que imagino que tenham sido abordados pelo comitê gestor do Leão. Até porque essa utilização especial do time Sub 20 resultou numa bola de neve. Afinal, o mês de janeiro marca a disputa da tradicional Copa São Paulo de Juniores. Como não dá para estar em dois lugares ao mesmo tempo, de forma minimamente competitiva, o Sport irá viajar para a Copinha com uma delegação quase toda formada pelo Sub 17.

A equipe juvenil também ganhou o campeonato estadual da categoria, numa decisão contra o América, e irá cumprir a agenda da primeira fase em Embu das Artes. São três anos a menos que os adversários. Pesa na parte física. A princípio, deve ir pra adquirir experiência. Resumindo: o acesso à Série A da categoria profissional acabou fazendo outras duas categorias do clube avançarem etapas rapidamente. E isso não é, exatamente, um problema. Num clube com capacidade financeira mais robusta e ajustada, e hoje parece ser o caso do Sport, isso significa oportunidade. Em relação à paciência da torcida, isso é algo que o clube precisará assimilar caso queira ter fôlego até dezembro. Onde realmente importa.

Abaixo, veja as escalações do Sport nas finais estaduais do Sub 20 e do Sub 17.

Time campeão do Pernambucano Sub 20 em 03/08

Davi; Kayan, Vitor Neves, Patrick e Rafinha; Adriel, Neto e Breno; Luiz Henrique, Dieguinho e Micael. Técnico: Thiago Larghi

Time campeão do Pernambucano Sub 17 em 24/11

Kauâ Manoel; Berrio, Riquelme, Guilherme Cardozo e Francisco Samuel; Augusto Pucci, Zé Lucas e Ramon; Joanderson, Samuel Pires e Matheus Lacort. Técnico: Alexandre Silva

Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2025 tem transmissões da Globo aos sábados; veja

Sub 20: Nordeste terá 29 clubes na Copa São Paulo de 2025; final retorna ao Pacaembu


Compartilhe!