Após o acesso na 3ª divisão em 2021, o clube cearense subiu na 2ª divisão local de 2024.
Fundado em 2011, mas tendo atividade profissional há apenas quatro anos, o Centro de Formação de Atletas do Tirol (Cefat), ex-Pague Menos, conseguiu o inédito acesso à primeira divisão do Campeonato Cearense. O time da capital obteve a vaga ao eliminar o Itapipoca na semifinal da Segundona. Assim, o “Tirol” será uma novidade no Manjadinho de 2025. Além da origem atrelada a uma rede de farmácias de Fortaleza, o clube tem outras boas curiosidades.
Pra começar, o Tirol foi a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) constituída no estado, com a oficialização em 29 de setembro de 2022. O seu CNPJ tem um capital social de apenas R$ 10 mil, mas trata-se de mera formalidade, pois o investimento feito é muito maior. Outro ponto sobre a “Coruja” tem relação direta com o Flamengo, o clube mais rico do Brasil há algumas temporadas e com receitas anuais já acima de R$ 1 bilhão. Em 2022, paralelamente às mudanças de nome e de modelo de gestão, o Tirol firmou uma parceria de três anos com o clube carioca – veja as notas oficiais do Tirol e do Flamengo.
Flamengo tem três parcerias do tipo
Conforme a nota do Fla na época, o “acordo transforma o clube cearense no polo rubro-negro de captação de atletas para a base nas regiões Norte e Nordeste”. O primeiro jogador formado no Tirol e aprovado no Fla foi o meia Erick Julian. A transferência do jogador, então com 16 anos, ocorreu um mês após o início da parceria. Ali, o Flamengo já fazia a captação de talentos em diversos locais, tanto que tem cerca de 150 escolinhas em 20 estados do país.
No entanto, o clube carioca avançou no processo, passando a ter parcerias com clubes estruturados, como o Real Brasília, na região Centro-Oeste, e o Trieste, na região Sul. Com o Tirol, o terceiro nome firmado nesse modelo, a parceria é a mesma, prevendo captação, avaliação e formação de atletas para as categorias de base do Flamengo. Em contrapartida, o rubro-negro do Rio de Janeiro oferece troca de experiências, com intercâmbios entre seus profissionais através de palestras, clínicas e trocas de conteúdos programáticos.
A captação na região além do Flamengo
Obviamente, a revelação de um talento oriundo do “polo” tende a ter o valor da venda repartida entre os dois clubes. Antes do Tirol, o Mengo já tinha observadores técnicos no Norte e no Nordeste. Assim, este trabalho foi ampliado com a presença do clube do bairro de Jacarecanga, garantido por contrato pelo menos até 2025. Inclusive, a SAF cearense coloca essa parceria em sua descrição oficial no Instagram: “Clube Captador Oficial do Flamengo”.
A presença de clubes de futebol do Sul-Sudeste no Nordeste já tem alguns anos. O Athletico-PR, por exemplo, tem 200 escolinhas, com 11 delas na região. Já o Cruzeiro de Minas Gerais criou um time de base em Pernambuco, numa parceria com o Garotos da Arena FC, um projeto social local criado em 2020. E já vem disputando o Estadual Sub 17. Este caso do Fla, contudo, é o primeiro que alcança a primeira divisão profissional de maneira tão clara.
Leia mais sobre o assunto
Pesquisa de torcida no Ceará gera Clássico-Rei versus Flamengo; veja números
Ceará, Fortaleza e Sport formam parceria para pleitear títulos nacionais antigos
Abaixo, veja algumas curiosidades sobre o Tirol e a sua relação institucional com o Flamengo. As imagens foram tiradas dos sites oficiais e das redes sociais dos dois clubes.
Os presidentes do Tirol (Deusmar Queirós) e do Flamengo (Rodolfo Landim) durante a assinatura da parceria, cujo encontro ocorreu na sede do clube carioca em 19 de maio de 2022.
Durante 10 dias, de 4 a 14 de abril de 2023, membros da comissão técnica do Tirol participaram de um intercâmbio nas categorias de base do Flamengo. Essa ação faz parte do acordo.
Em 2024, pela semifinal da 2ª divisão do Campeonato Cearense, o Tirol empatou com o Itapipoca em 2 x 2 na ida e venceu por 4 x 2 na volta. O acesso inédito do time treinado por Nilson Corrêa, ex-goleiro de Náutico e Santa, foi sacramentado em 20 de abril, no Estádio Presidente Vargas.
A estrutura de treinamento do Tirol conta com um campo de grama sintética com medidas oficias, com 105m x 68m. Apesar da arquibancada, o clube não utiliza o local em jogos oficiais.