Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Uruguai 2 x 1 Portugal Foto: Fifa/Getty Images

O Uruguai é um caso digno de estudos. Na primeira metade do século passado, ainda na evolução do futebol, a seleção uruguaia foi uma potência, conquistando 2 títulos da Copa do Mundo e 8 da Copa América. Com o futebol estabelecido como o esporte mais popular, naturalmente a concorrência tornou-se muito maior para uma nação tão pequena, em termos populacionais e econômicos. Daí vem a surpresa ao ver a Celeste se mantendo na briga.

Na Rússia, o time de Luis Suárez e Cavani eliminou a atual campeã europeia e voltou às quartas de final do Mundial. Um país de 3,4 milhões de habitantes, ou 6 milhões a menos que Pernambuco, de acordo com a última projeção do IBGE, é capaz de produzir times competitivos e logo inspirados por uma mística copeira que se confunde com a bandeira. Em Sochi, o jogo foi pegado como se esperava, mas os uruguaios montaram uma verdadeira barreira na defesa, anulando CR7.

O melhor jogador do mundo foi incapaz de levar perigo a Muslera. E olhe que Portugal até tentou, com 20 x 6 entre finalizações certas e erradas. Nota-se a eficiência do Uruguai, com dois belos gols. Ambos de Cavani. O atacante do PSG deslanchou. Logo aos 7, uma baita jogada. Ele lançou para Suárez e correu para área, esperando o cruzamento do companheiro – que veio certeiro. O gol de cabeça tão cedo desarticulou o time português, sem infiltração.

Os lusitanos só chegaram ao empate no 2T, e através da bola parada, com o zagueiro Pepe escorando um escanteio. O lance, aos 10, poderia ter colocado a partida nos eixos, mas o Uruguai deu o bote logo depois, aos 17, com Cavani finalizando uma jogada com extrema categoria. A partir dali, insistência europeia diante de um campo azulado, preenchido por uma país pouco povoado, mas devidamente representado em campo. Com a raça característica, o campeões mundiais de 30 e 50 seguraram o 2 x 1, mantendo a seleção 100% na edição russa. Ainda que façam algum estudo, é certo que o Uruguai continuará distorcendo a lógica…

Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo
17 jogos (2006, 2010, 2014 e 2018)
7 gols
2 assistências

Uruguai nas quartas de final (5 vezes, com 3 classificações)
1954 – Passou, 4 x 2 Inglaterra
1966 – Eliminado, 0 x 4 Alemanha
1970 – Passou, 1 x 0 União Soviética
2010 – Passou, (4) 1 x 1 (2) Gana
2018 – A conferir, vs França

Uruguai 2 x 1 Portugal Foto: Fifa/Getty Images


Compartilhe!