Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Central completará 100 anos entrando em campo pela Série D. Foto via Central/instagram.

Em 15 de junho de 2019, o Central irá comemorar o seu centenário. Será o 6º clube de futebol de Pernambuco a alcançar a expressiva data. Mais do que festejar, o alvinegro irá jogar, à vera. O clube irá abrir a fase eliminatória da 4ª divisão do campeonato nacional com o jogo de ida contra a Jacuipense da Bahia, em Caruaru. Esta fase corresponde aos “16 avos” de final, com 32 times envolvidos. Para obter o acesso, é preciso passar por três mata-matas. Até hoje, nenhum clube local havia entrado em campo no dia exato do 100º aniversário. Boa sorte, patativa.

Abaixo, relembre os centenários de cada clube, considerando o período do aniversário.

1º) Náutico, centenário em 07/04/2001
O “jogo do centenário” aconteceu na véspera, em 6 de abril, no Carneirão, com vitória sobre a Desportiva Vitória (atual Acadêmica Vitória) por 3 x 1, com dois gols de Kuki e um de Aberto. O timbu não pôde celebrar a data nos Aflitos por causa do calendário, com três jogos seguidos fora de casa – na sequência, teve Ceará (Nordestão, em 08/04) e ABC (Copa do Brasil, em 11/04).

2º) Sport, centenário em 13/05/2005
Dois dias após o aniversário, o leão preparou uma grande festa na Ilha do Retiro, que recebeu mais 25 mil pessoas para o jogo contra o Santo André, pela 4ª rodada da Série B – teve até show de Jorge Aragão. O leão estava invicto, com 1V e 2E, mas perdeu por 2 x 1, com Rinaldo descontando. 

3º) Centro Limoeirense, centenário em 15/09/2013
No ano em que completou um século de história, o clube de Limoeiro passou por uma intervenção administrativa por parte da FPF – estava entregue às traças. Em campo, disputou a Série A2 do Estadual. Pelo espaçamento das datas, os jogos mais próximos aconteceram em 11/09, derrota para Timbaúba (0 x 1), em 23/09, vitória sobre o Íbis (2 x 0), ambos os jogos como visitante.

4º) Santa Cruz, centenário em 03/02/2014
O tricolor começou o ano precisando cumprir uma pena de três mandos fora do Arruda, por conta de uma briga entre torcidas organizadas. O clube optou por jogar no Lacerdão, cumprindo os três jogos na Copa do Nordeste. Na 5ª rodada, na véspera do aniversário, “recebeu” o Bahia, num jogo-chave pela vaga. Com gols de Luciano Sorriso e Raul, a cobra coral venceu o clássico por 2 x 1, diante de 7.390 pessoas – ao fim da fase, o Santa passou e o Bahia acabou eliminado.

5º) América, centenário em 12/04/2014
O Mequinha chegou aos 100 anos já sem calendário profissional. O alviverde encerrou a sua participação no Pernambucano em 23 de março, com derrota para o Chã Grande por 1 x 0, fora – ou seja, a três semanas da data. Na ocasião, escapou do descenso, ficando em 10º entre 12 times.

6º) Central, centenário em 15/06/2019
Pela 1ª vez no estado, um clube entra em campo no dia do 100º aniversário. No caso da patativa, valendo por um jogo oficial, por um mata-mata. A pedido do clube, visando uma melhor arrecadação no Lacerdão, a CBF antecipou o jogo do domingo para o sábado, com a partida começando à tarde (16h) – para evitar choque com a programação junina em Caruaru, à noite.


Compartilhe!