Obs. Não pude assistir ao jogo inteiro. Aqui, trato o contexto. Foto: Evelyn Victoria/Santa Cruz.
Mesmo sob enorme desconfiança, o Santa Cruz venceu o já rebaixado Belo Jardim e confirmou, na última rodada, a vaga no mata-mata do Pernambucano 2023. O jogo ocorreu numa Arena Pernambuco quase vazia, mas com mando do clube do interior. Em campo, os corais se apresentaram com um time bastante modificado em relação àquele contra o Íbis e fizeram 3 x 1, acabando em 5º lugar. O centroavante Pipico marcou três vezes e chegou a 53 gols em 124 jogos pelo clube, com média de 0,42. Foi o primeiro “hat-trick” desta edição.
Esta foi apenas a 4ª vitória do Santa em 12 jogos disputados nesta fase classificatória do Estadual. Ao todo, o time do Arruda teve 4V, 6E e 2D. Esse desempenho pouco efetivo custou a vaga na Série D de 2024, obrigando o clube a subir no BR deste ano para não correr risco de ficar sem calendário nacional pela primeira vez em mais de 50 anos.
O caminho para o título
Antes de partir para o Brasileirão, que começa em 30 de abril, o Santa segue na disputa pelo 30º título estadual, tendo como premissa, desde já, uma campanha de superação nos jogos eliminatórios. A caminhada para acabar o jejum desde 2016 terá início já na terça-feira, às 16h30. O horário incomum foi ajustado recentemente pela FPF a pedido da Rede Globo.
No caso, o time de Felipe Conceição, que tem apenas 3 jogos no comando, com 2V e 1D, enfrentará o Petrolina, que acabou em 4º lugar e ganhou o mando nas quartas de final. Caso o jogo no Paulo Coelho termine empatado, a disputa irá para as penalidades. Quem passar enfrentará o Sport na Ilha do Retiro em plena “Sexta-Feira da Paixão”. Data sugestiva?
Escalação do Belo Jardim
Lucas Alves; David Rodrigues, João Vitor, Rivaldo e Vitor Carlos; Danilo Bala, Adriel (Van) e Everson Ribeiro (Guilherme); Cirilo, Lucas Salvador e Berg (Thomays). Técnico: Felipe Alves
Escalação do Santa Cruz
Michael; Jadson (Anderson Paulista), Guedes, Ítalo Melo e Marcus Vinicius (Ítalo Silva); João Erick, Arthur (Baraka) e Chiquinho (Anderson Ceará); Dayvid, Lucas Silva e Pipico (Felipe Gedoz). Técnico: Felipe Conceição
Histórico geral de Belo Jardim x Santa Cruz
10 jogos (todos os mandos)
7 vitórias tricolores (70%)
2 empates (20%)
1 vitória do calango (10%)
Leia mais sobre o assunto
Definido o mata-mata do Pernambucano 2023; confira os jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao primeiro gol de Pipico na tarde, numa cabeçada aos 21/1T.
Ver essa foto no Instagram