O Sport não repetiu a atuação de imposição vista contra o Botafogo, quando obrigou Gatito a fazer nove defesas. Em Curitiba, acabou pressionado pelo Paraná Clube, com o jovem goleiro Mailson, exigido apenas uma vez na rodada anterior, tendo que trabalhar bastante (e bem) – o mandante teve 12 finalizações certas. Consequência do futebol praticado pelo leão no domingo, com o sistema de marcação ajustado, mas praticamente sem conseguir trabalhar a bola. Não por acaso, o time teve apenas 35% de posse, segundo o site Footstats.
Naturalmente, ajudou o fato de o ‘dono da bola’ ter sido a equipe tecnicamente mais frágil do Brasileirão até aqui – sem infiltração, o Paraná abusou da jogada área, com 25 x 3 entre tentativas certas e erradas.
Mais efetivo, o Sport marcou duas vezes na bola parada – Rogério após cobrança de escanteio (7/1T) e Marlone num golaço de falta (3/2T) – e conseguiu a sua primeira vitória na competição, por 2 x 1, amenizando o gol tomado nos descontos na rodada passada. Com 4 pontos em três jogos, o time ganha um desafogo para a apresentação seguinte, no clássico nordestino contra o Bahia. Ou seja, uma semana menos tensionada para o trabalho de Claudinei Oliveira, que estreou com pontos positivos – além do resultado, claro.
A dupla de zaga (Ronaldo Alves e Ernando) esteve bem, por cima e por baixo. Pela segunda vez seguida, diga-se, dando o mínimo de segurança para o turbulento setor. No meio, o volante Anselmo conseguiu contornar a dispersão de Neto Moura e a lentidão de Felipe Bastos. Na frente, Rogério foi o único lúcido – e o time precisará dele no decorrer desta longa jornada. Para encerrar com estatísticas, esta foi a 100ª vitória do Sport na era dos pontos corridos (100V, 82E e 125D) e o segundo triunfo sobre o Paraná em Curitiba, pela elite. O último, neste contexto, havia sido em 2001. Ótima hora para atualizar o scout…
Histórico geral de Sport x Paraná (todos os mandos)
18 jogos
10 vitórias rubro-negras (55,5%)
2 empates (11,1%)
6 vitórias tricolores (33,3%)
Histórico de Sport x Paraná pela Série A (todos os mandos)
10 jogos
4 vitórias rubro-negras (40,0%)
1 empate (10,0%)
5 vitórias tricolores (50,0%)
A análise do Podcast 45 Minutos (Cassio Zirpoli e Fred Figueiroa):