Em Itu, Vagner Love chegou a 13 gols pelo leão nesta temporada. Foto: Gustavo Amorim/Sport.
Embora não tenha perdido o jogo, considero esta a pior atuação do Sport até o momento em 2023. Com o time titular, encerrando a 6ª rodada da Série B, o leão até teve um começo promissor no Novelli Júnior. Controlando o jogo, abriu o placar com Love aos 20 minutos. Na jogada, um longo lançamento de Thyere, cruzamento na área de Edinho e cabeçada do atacante. Porém, parou nisso. Com erros individuais, sem tanta concentração e fisicamente abaixo de outros jogos, o campeão pernambucano acabou ruindo na noite de domingo.
O gol de empate do Ituano, ainda no 1º tempo, foi um “presente”. Começou no passe extremamente equivocado de Jorginho, para trás, seguido da indecisão de Fabinho, que possibilitou o chute de fora da área. Para completar, Renan espalmou pra frente, com Rafael balançando as redes no rebote. Com o empate em 1 x 1, o Sport se apagou, com Juba pouco inspirado, Jorginho distante e a dupla de volantes pregada. Na frente, só Love destoou.
Pior que a ida da final do Nordestão?
No 2º tempo, com o Ituano levemente superior, mas nada além disso, pois também jogou mal, o visitante quase levou a virada em dois lances seguidos com novos erros individuais – desta vez na saída de bola. No fim, já com uma nova dupla de volantes, o Sport até recuperou um pouco o ritmo da partida, mas a quantidade de erros nos passes e nas tomadas de decisão realmente inviabilizaram a 3ª vitória seguida.
Sobre a “pior” atuação, é possível lembrar do jogo de ida da final da Copa do Nordeste, no Castelão. Contudo, na minha visão, ali o desafio técnico, diante do Ceará, era bem maior. Desta vez foi um jogo morno, apesar da temperatura em 18º, sem qualquer inspiração.
Novo foco nesta semana
Com apenas quatro jogos disputados no Brasileirão, o time de Enderson tem 2V e 4E, figurando em 9º lugar. Hoje, está a 4 pontos do grupo de acesso (12 x 8). O potencial técnico, superior a boa parte dos adversários nesta edição, parece óbvio, mas sem a devida concentração não adianta. Inclusive, é algo que não poderá faltar na próxima quarta, com o foco virando para as oitavas de final da Copa do Brasil, diante do São Paulo…
Escalação do Ituano, 1 (melhor: Marthã; piores: Quirino e Eduardo Person)
Jefferson Paulino; Pacheco, Frazan, Carlão e Mário Sérgio (Jonathan Silva); Marthã, Thiaguinho e Eduardo Person (Rafael Carvalheira); Bruno Xavier (Yann Rolim), Hélio Borges (Paulo Victor) e Quirino (Brayan). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Escalação do Sport, 1 (melhor: Love; piores: Jorginho, Juba e Ronaldo)
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho (Fábio Matheus) e Jorginho (Fabrício Daniel); Edinho (Wanderson), Luciano Juba (Felipinho) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Ituano x Sport
7 jogos (todos os mandos)
3 vitórias do leão (42,8%)
2 empate (28,5%)
2 vitórias paulistas (28,5%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV