Contratado junto ao Cuiabá, Matheus Alexandre festeja o gol. Foto: Paulo Paiva/Sport.
No último lance lá no Presidente Vargas, numa jogada com quatro jogadores que saíram do banco, o Sport marcou com Matheus Alexandre e venceu o Ferroviário na estreia da Copa do Nordeste. Comprado por R$ 9 milhões, o lateral-direito fez um gol e deu uma assistência em sua primeira partida pelo clube. Na sua entrevista de apresentação, ele havia dito que “iria retribuir cada centavo”. Nesta noite, na capital cearense, ele começou essa longa caminhada. A vitória, importantíssima para este modelo mais curto, com apenas sete rodadas, aconteceu mesmo com o Sport demorando bastante a encaixar – veja os gols abaixo. Foi o primeiro com time principal em 2025, já que os três empates no Pernambucano foram com o Sub 20.
Ferroviário atuou com 3 zagueiros e 3 volantes
A missão nesta quarta-feira seria furar o bloqueio do Ferrão, pois o mandante foi a campo com uma formação bastante precavida. Armado num 3-6-1, o Ferroviário jogou o tempo todo atrás da linha da bola, aguardando algum erro do Sport – e isso aconteceu duas vezes no 1º tempo, mas o time desperdiçou os contragolpes. Com 71% de posse de bola, mas carecendo bastante de volantes, o Sport articulou as suas jogadas com muita lentidão e teve dificuldade para infiltrar. Assim, abusou dos cruzamentos alçados na área. Só finalizou três vezes até o intervalo, nenhuma com perigo. Apesar da expectativa sobre a estreia do centroavante português Gonçalo Paciência, Pepa manteve Gustavo Coutinho, que não foi bem.
Mesmo sem uma melhora efetiva no 2º tempo, o Sport abriu o placar aos 17 minutos, numa jogada com participação direta de dois estreantes. Matheus Alexandre havia acabado de entrar, quando foi acionando na ponta e deu uma assistência precisa para Gustavo Maia, ex-Náutico, bater de primeira. Ocorre que a vantagem durou dois minutos. Numa falta de atenção enorme de Cariús, João Vitor recebeu livre e empatou. Dali em diante, o bicampeão pernambucano dominou as ações ofensivas, com bola na trave e domínio dentro da área. Porém, havia uma barreira de adversárioa. Era muita gente fechando o cerco.
Gol no fim e clássico regional na sequência
Até que aos 49 minutos, Romarinho acertou um passe em profundidade, Lobato cruzou rasteiro, Paciência (que foi melhor que Coutinho) brigou pela bola e Matheus Alexandre apareceu na pequena área para empurrar para as redes. O lance definiu a vitória rubro-negra por 2 x 1 nesta primeira rodada da Lampions. O resultado distensiona a sequência no Grupo A, onde já terá o Fortaleza na próxima rodada, num duelo na Ilha do Retiro em 4 de fevereiro. Foi no sufoco, mas esses três pontos devem fazer a diferença mais à frente.
Escalação do Ferroviário, 1
Sivaldo Júnior; Rikelmy (Kauê Leonardo), Wesley Junio, Jefão e João Cubas; Pablo Alves (Carlos Junio), Willyam Maranhão e Gharib; João Vitor (Xavier), Allanzinho (Jan) e Gustavo (Kiuan). Técnico: Tiago Zorro
Escalação do Sport, 2 (melhores: Matheus Alexandre e Barletta; piores: Cariús e Hereda)
Caíque França; Hereda (Matheus Alexandre), Antônio Carlos, Chico e Igor Cariús; Fabrício Domínguez (Hyoran), Tití Ortiz (Lenny Lobato) e Lucas Lima; Chrystian Barletta, Gustavo Maia (Romarinho) e Gustavo Coutinho (Gonçalo Paciência). Técnico: Pepa
Histórico geral de Ferroviário x Sport
13 jogos (todos os mandos)
6 vitórias rubro-negras (46,1%)
4 empates (30,7%)
3 vitórias cearenses (23,0%)
Leia mais sobre o assunto
Com 5 clubes da Série A, tabela do Nordestão 2025 tem jogos no SBT e no Premiere
Estudo aponta o Sport como o 18º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Leão em 5º
Abaixo, assista aos gols da primeira vitória oficial do Sport nesta temporada.
COM O SPORT É NA RAÇA!
Matheus Alexandre saiu do banco e resolveu a partida para o @sportrecife aos 49 do segundo tempo. Chegou com tudo! ⚽⚫ Se liga nos gols da vitória rubro-negra.
: Premiere pic.twitter.com/Hx1jn2iXPG
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) January 23, 2025