Foi o 7º gol de Luciano Juba na segunda divisão nacional Foto: Isabela Azine/Sport.
Em sua melhor partida como visitante nesta Série B, em termos de competitividade, o Sport venceu o Vila Nova fora de casa, num confronto direto pelo G4, e subiu para a vice-liderança. O placar de 1 x 0, batalhado até os 53 minutos, foi construído através de uma atuação com bastante apetite, algo que pareceu faltar nas vezes anteriores em que o campeão pernambucano venceu como visitante, contra Londrina e Sampaio Correa.
Desta vez, apesar da atmosfera desfavorável, o Sport marcou firme, tendo 16 x 10 em desarmes, se antecipou bem nas jogadas, tendo 11 x 6 em interceptações, e conseguiu ser efetivo mesmo tendo apenas 39% de posse de bola, segundo dados do SofaScore. Afinal, embora o Vila tenha finalizado mais, com 16 x 10, as tentativas certas foram favoráveis ao Sport, com 5 x 3. Dessas, uma foi parar nas redes, num golaço de Juba – veja abaixo.
Aos 24 do 2T, numa partida dura lá no Estádio Onésio Brasileiro, Ronaldo acertou um lindo lançamento para o camisa 46, que dominou e bateu de primeira de fora da área, encobrindo o goleiro Dênis. Ambos serão companheiros em 2024, já que o goleiro foi emprestado pelo Bahia e o lateral/meia/ponta deverá se apresentar em Salvador em 1º de setembro.
Permanência até o fim de agosto
Até o fim do mês, Juba segue vestindo a camisa do Sport, já que a “janela de transferências” fechou justamente nesta quarta-feira. Durante todo esse imbróglio, com o Bahia tentando antecipar a chegada para o pré-contrato, a proposta pelo jogador chegou a ser de R$ 4 milhões, mesmo faltando menos de dois meses para o término. A direção do Sport optou pela permanência pelo enorme retorno técnico até então. Ocorre que Juba teve algumas atuações abaixo nas últimas semanas, com essa de hoje sendo emblemática pela data.
O jogador garantiu mais 3 pontos para uma campanha que pode render 15 vezes mais em cota de transmissão na tevê em caso de acesso. Falando em campanha, o Sport chegou a 41 pontos, com a terceira vitória seguida no BR, sendo duas fora de casa. O leão pernambucano chegou a flertar com a ponta, mas o leão baiano venceu o lanterna ABC, com dois gols no finzinho, e também chegou a 41, ficando à frente pelo número de vitórias, 13 x 12.
Encostado na liderança
Neste momento da Segundona, já com 21 rodadas, o mais importante é a vantagem dentro do G4, ainda mais com o sarrafo elevadíssimo em 2023 – que caminha para ser o segundo mais alto na era dos pontos corridos, desde 2006. No caso, tanto Vitória quanto Sport abriram 5 pontos sobre o 5º lugar, o Juventude. Ou seja, ganharam uma rodada de “gordura”. No viés da Ilha do Retiro, está na conta do golaço que derrubou o último mandante invicto…
Escalação do Vila Nova, 0 (melhor: Donato)
Dênis Júnior; Léo Duarte (Marcelinho), Rafael Donato, Doma e Diego Renan; Ralf (Igor Henrique), Sousa (Neto Pessoa) e Lourenço; Everton Brito (Luciano Naninho), Henrique Almeida (Ronald) e Guilherme Parede. Técnico: Claudinei Oliveira
Escalação do Sport, 1 (melhores: Juba, Sabino e Renan)
Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique, Fábio Matheus (Felipe) e Alan Ruiz (Michel Lima); Labandeira (Edinho), Vagner Love e Luciano Juba (Fabinho). Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Vila Nova x Sport
16 jogos (todos os mandos)
8 vitórias rubro-negras (50%)
7 empates (43,7%)
1 vitória goiana (6,2%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao belo gol marcado por Juba, que valeu o terceiro triunfo longe da Ilha.
O QUE FOI ISSO, JUBA? 😱
Vem rever o GO-LA-ÇO de Luciano Juba para dar mais três pontos para o @sportrecife no #BrasileirãoBetano! pic.twitter.com/UiCdvHKyeU
— Brasileirão Betano – Série B (@BrasileiraoB) August 3, 2023