Essa foi a primeira vitória do Decisão sobre o Timbu. Foto: Michael Silva/Decisão.
O jogo no Sertão do Moxotó já caminhava para a reta final. Aos 30 minutos do segundo tempo, numa cobrança de lateral, a bola foi arremessada diretamente para a grande área. De costas para a barra, e sem precisar pular, o atacante Bambam cabeceou e mandou para as redes de Muriel. Foi o único gol da partida, com a noite já caindo neste sábado. Aquele lance garantiu um triunfo histórico do Decisão sobre o Náutico – veja o gol abaixo.
Afinal, o representante de Sertânia fez 1 x 0 no Estádio Odilon Ferreira e se classificou pela primeira vez às quartas de final do Campeonato Pernambucano. Embora tenha começado a última rodada no “G6”, naquele momento o empate ia eliminando o time, já que o Jaguar, o único concorrente à vaga, vencia o já rebaixado Afogados. Com a vitória suada, o time do interior acabou indo além. Somado ao revés do Retrô diante do Central, em Caruaru, o Decisão subiu de 6º para 5º lugar, melhorando a sua posição na classificação final.
Mata-mata será em pleno Carnaval
O Decisão terminou com 13 pontos, tendo 3V, 4E e 2D. Esse resultado embaralhou a classificação final da primeira fase do Estadual, mudando os dois confrontos das quartas de final. De um lado, Sport x Retrô parecia um duelo certo, mas agora será Sport x Decisão, com 4º x 5º. Do outro lado, Maguary x Decisão acabou virando Náutico x Retrô, com 3º x 6º. Sim, o alvirrubro acabou perdendo a benesse de ir diretamente à semifinal.
Na verdade, o time de Rosa e Silva brigava até pela liderança após a vitória no Clássico dos Clássicos na semana passada, mas a partida apagada em Sertânia, mesmo com o time titular, complicou a tabela. O Timbu terminou com 16 pontos, tendo 5V, 1E e 3D, e agora precisará fazer um jogo bem mais complicado para chegar na semi. A partida deverá acontecer na segunda-feira de Carnaval, em 3 de março. Nos Aflitos, mas sem público, já que as forças policiais estão focadas na segurança das festividades no estado.
Escalação do Decisão, 1
Anderson Testa; Felipe Cordeiro, Arthur Potiguar, Gilmar Pitimbu e Nino Potiguar; Natan, Barra, Mosquito e Juninho Silva (Juliano); Juan Kelsen e Bambam (Léo Reis). Técnico: Fernando Tonet
Escalação do Náutico, 0
Muriel; Arnaldo (Marcos Ytalo), Léo Coltro, Felipe Santana, Igor Fernandes; Igor Pereira (Wenderson), Sousa, Marco Antônio (Hélio Borges) e Patrick Allan; Samuel Otusanya e Paulo Sérgio (Bruno Mezenga). Técnico: André Caldas (interino)
Os três jogos na história do confronto
1º) 17/01/2015: Náutico 0 x 0 Decisão (amistoso)
2º) 29/01/2020: Náutico 4 x 0 Decisão (Estadual)
3º) 22/02/2025: Decisão 1 x 0 Náutico (Estadual)
Scout: 1V do Timbu, 1E e 1V do Bode
Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2025 tem transmissões da Rede Globo aos sábados; veja
Estudo aponta o Náutico como o 33º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Datafolha aponta 8 clubes do NE entre as 15 maiores torcidas da região; Timbu em 13º
Abaixo, assista ao gol que colocou o Decisão pela primeira vez no mata-mata da Série A1.
VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA DO DECISÃO
Em jogo emocionante, o Decisão venceu o Náutico por 1×0, no Odilon Ferreira, em Sertânia e garantiu vaga na 2ª fase do Campeonato Pernambucano Betnacional.
O gol da vitória saiu na reta final do 2º tempo, anotado por Bambam. Na… pic.twitter.com/g827c5TAPi
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) February 22, 2025