Juninho Capixaba marcou aos 13 minutos. Veja abaixo. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino.
Em uma atuação lamentável, o Sport perdeu do Bragantino por 1 x 0, dentro da Ilha do Retiro, e amargou a terceira derrota consecutiva no Brasileirão. Segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas 1 ponto em 12 disputados, e agora sem qualquer cenário extracampo como justificativa. Desta vez, enfim, não houve polêmica de arbitragem. Porém, o time, que havia tido bons momentos contra São Paulo, Palmeiras e Vasco, passou longe de apresentar um futebol realmente competitivo contra o clube do interior paulista. A desorganização gritou em campo, com a torcida enxergando antes de Pepa.
As invenções que não deram certo
Estava desfalcado? De fato estava, tanto que os três centroavantes, Paciência, Pablo e Arthur Souza, foram vetados pelo DM. Num cenário assim, ainda mais na Série A, com um nível de exigência altíssimo, compatível ao nível salarial, cabe ao treinador encontrar soluções. Contratado por R$ 15 milhões, Carlos Alberto é um ponta, mas com jogos no Botafogo na função de centroavante. No Sport, sob o comando de Pepa, ele nunca foi opção. Nesta quarta-feira, o português optou por Lenny Lobato, de 1,74m, como “9”.
Até poderia ser uma tentativa válida, mas rapidamente ficou claro que não funcionaria. De costas para a barra, o jogador passou a partida sem conseguir fazer a função improvisada, perdendo quase todas as jogadas. Foram 90 minutos assim. Carlos Alberto até entrou, mas como lateral-direito, para substituir Matheus Alexandre, este comprado por R$ 9 milhões e cujo desempenho vem sendo sofrível. Ocorre que naquele momento o Sport tinha Hereda, lateral-direito de origem, atuando na esquerda. E Pepa não inverteu. Tentando achar uma forma de resolver os desfalques de Igor Cariús e Dalbert, as peças do lado esquerdo, o técnico acabou “matando” as duas laterais nesta 4ª rodada. Não faz sentido.
Quatro derrotas consecutivas na Ilha do Retiro
Também vale pontuar que o time iniciou a partida com Fabricio, deixando Atencio no banco. O meia-atacante argentino vinha em ascensão até a lesão no dedo, e nesta volta acabou perdendo a vez na equipe. Após as vaias no intervalo, com o Braga já em vantagem, Pepa colocou Atencio no lugar de Dominguez, uma escolha que parecia óbvia para qualquer um antes de a bola rolar. No 1º tempo, o Bragantino teve 11 x 4 no scout de finalizações. No 2º tempo, o Sport teve 17 x 5. A postura mais fechada do adversário, que nem fez boa partida, frise-se, associada a um time mais técnico deu um volume de jogo mais aceitável.
No entanto, o rubro-negro segue sendo “arame liso” no ataque. Um chute mais convicto é algo raro. Ao todo, apenas 6 chutes certos, com um aproveitamento de 28%. Isso sem contar no excesso de cruzamentos, com 39 bolas na área. Faltou ideia, faltou um trabalho melhor em campo e na área técnica. Somando todas as competições oficiais, esta foi a 4ª derrota seguida do Sport jogando em seu estádio. Perdeu de Altos, Retrô, Palmeiras e Bragantino. O trabalho de Pepa precisa mesmo ser questionado, até porque a sua condução hoje foi protagonista num resultado que afunda o time num campeonato já dificílimo…
Escalação do Sport, 0 (melhor: Ortiz; piores: Matheus, Fabricio, Lobato e Du Queiroz)
Caíque França; Matheus Alexandre (Carlos Alberto), João Silva, Chico e Hereda; Rivera, Du Queiroz (Tití Ortíz), Fabrício Dominguez (Rodrigo Atencio) e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Gustavo Maia) e Lenny Lobato. Técnico: Pepa
Escalação do Red Bull Bragantino, 1
Cleiton; Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Juninho Capixaba; Fabinho (Eric Ramires), Matheus Fernandes e Jhon Jhon (Isidro Pitta); Lucas Barbosa (Eduardo Santos), Mosquera (Vinicinho) e Eduardo Sasha (Thiago Borbas). Técnico: Fernando Seabra
Histórico geral de Sport x Bragantino
22 jogos (todos os mandos)
10 vitórias rubro-negras (45,4%)
6 empates (27,2%)
6 vitórias paulistas (27,2%)
Pela Série A: 13 jogos, com 6V do Sport, 3E e 4V do Bragantino
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série A do Brasileirão 2025; veja jogos e transmissões
Pesquisa de torcida da InfoMoney aponta Sport em 10º lugar no Brasil; confira
Estudo aponta o Sport como o 18º clube mais valioso do Brasil; veja o Top 40
Abaixo, assista ao gol solitário que definiu a vitória do Red Bull Bragantino no Recife.
O gol de Juninho Capixaba, que garantiu mais 3️⃣ pontos para o Massa Bruta, no @Brasileirao! ⚽️ pic.twitter.com/04XUF0KyfC
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) April 17, 2025