Bastou uma finalização para decidir a noite em solo potiguar. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Mesmo com cinco jogos de jejum e após um equivocado pronunciamento dos jogadores, liderados por Vagner Love, a torcida do Sport compareceu em peso ao Frasqueirão numa noite de sexta-feira. Lotou o setor atrás da barra na esperança de retomar a campanha na Série B e ver, enfim, a reestreia de Diego Souza, que foi relacionado pela primeira vez nesta volta ao leão. Foi preciso ter muita paciência para sair feliz.
Afinal, DS87 começou no banco e o time não deu qualquer resposta apesar da fala feita no CT. Pelo contrário. Diante do lanterna, praticamente rebaixado e há doze jogos sem vitória, o time pernambucano atuou mais uma vez num sarrafo abaixo. É impressionante como não se impõe sobre equipes piores, quase sempre se nivelando. Num futebol a 20 km/h, nada aconteceu. Peglow errou na finalização e no passe e Vagner Love não chutou uma vez sequer na barra, chegando a nove jogos sem marcar. Outras peças no ataque não renderam.
Venceu, mas não convenceu
Até que, aos 22 do 2º tempo, Enderson Moreira, visivelmente pressionado pelo momento, acionou o meia-atacante de 38 anos, cuja última partida havia sido em março, pelo Grêmio. Chegou na Ilha precisando se recuperar e acabou entrando como solução. Enfiado no ataque, na entrada da área, com Love sendo recuado, Diego passou quase 20 minutos sem receber uma bola efetiva. Na prática, não recebeu nenhuma bola. E nem precisou.
Aos 44 minutos, com o Sport tentando um abafa sem qualidade, um chute de fora da área acabou sendo desviado de maneira precisa pelo velho ídolo, bastando para a vitória por 1 x 0 em Natal – veja abaixo. O scout de finalizações apontou 16 x 10 para o Sport, um número que só pelo contexto já seria ruim. Observando apenas os chutes certos, fica 3 x 1 para o ABC. Ou seja, o único chute do visitante na meta bastou valeu três pontos. DS tem estrela.
Liderança provisória na Série B
O resultado pra lá de apertado, mesmo num cenário pra lá de acessível, foi condizente com o mau futebol, embora tenha sido importantíssimo para a reta final da Série B. Restam apenas dez partidas para o campeão pernambucano. Nesta noite, o time dorme na liderança, cabendo ao Vitória reagir contra o Avaí, no domingo, para recuperar a ponta.
De toda forma, o triunfo no Rio Grande do Norte assegurou mais uma rodada no G4, com o rubro-negro de PE somando 50 pontos, tendo 14V, 8E e 6D. Falando em números, o camisa 87 chegou a 58 gols em 174 jogos somando as três passagens. Comemorou como um leão, porque esse sabe, sim, se comunicar com a torcida num momento de crise…
Escalação do ABC, 0 (melhor: Ramon; pior: Anderson Cordeiro)
Michael; Alemão (Geovane Henrique), Afonso (Habraão), Fabrício e Jhonnathan; Ramon, Nathan e Thonny Anderson (Matheus Anjos); Fábio Lima (Andrey), Paulo Sérgio e Anderson Cordeiro (Welliton). Técnico: Argel Fuchs
Escalação do Sport, 1 (melhores: Thyere e Diego Souza; piors: Peglow e Love)
Dênis; Eduardo (Roberto Rosales), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Felipe (Ronaldo Henrique), Fabinho e Jorginho (Diego Souza); Facundo Labandeira (Alan Ruiz), Vagner Love e Peglow (Edinho). Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de ABC x Sport
43 jogos (todos os mandos)
25 vitórias rubro-negras (58,1%)
7 empates (16,2%)
11 vitórias alvinegras (25,5%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol de Diego Souza, que valeu a primeira vitória do Sport no Frasqueirão.
DIEGO SOUZA VOLTOU! 8️⃣7️⃣ pic.twitter.com/cl6U93yPXu
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 16, 2023
Foram mais de 1,5 mil rubro-negros gritando cazá-cazá no estádio do ABC. Veja!
CAZÁ CAZÁ EM NATAL! 📣🔥
PEEEEEELO SPORT NADA? pic.twitter.com/6wYVjl6flo
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 16, 2023