O clássico no PV foi o único duelo do regional neste domingo. Foto: Mateus Lotif/Fortaleza.
Num jogo adiantado da 7ª rodada da Copa do Nordeste, tanto Fortaleza quanto Náutico pouparam peças visando as suas partidas seguintes. No caso do tricolor cearense, o foco estava no jogo de volta contra o Deportivo Maldonado, pela preliminar da Libertadores. No alvirrubro pernambucano, atenção total à estreia na Copa do Brasil, valendo R$ 900 mil caso não perca do São Bernardo, a sensação do Paulistão desta temporada.
A gestão de grupo foi semelhante, mas o resultado desta escolha era impossível de ser, devido à enorme diferença de qualidade técnica entre as formações mistas do leão e do timbu – basta observar as fichas abaixo. Ainda que o centroavante Jael tenha feito uma estreia interessante, sendo premiado com um gol de pênalti aos 47/2T, a fragilidade do Náutico pesou bastante. No 1T, mesmo sem forçar, o Fortaleza abriu 2 x 0, com Bruno atrasado no gol de Silvio Romero e Lucero adiantado no segundo – veja os gols abaixo. Entre esses lances, Diego Ferreira desperdiçou duas chances incríveis, inviabilizando a reação.
Leão dispara na Lampions
Com a vitória por 2 x 1, o Fortaleza de Vojvoda chegou a 15 pontos no Nordestão, com 5V, 0E e 1D. Com dois jogos a mais, abriu 6 pontos sobre o Sport no Grupo A, com a liderança em dúvida apenas se o rubro-negro tiver uma reta final quase perfeita. Quanto ao Náutico, que segue com 10 pontos, a vantagem de 4 pontos sobre o 5º lugar no Grupo B ainda deixa uma margem de segurança para seguir na zona de classificação, mas não em relação ao mando de campo nas quartas, válido para os dois primeiros colocados.
O jogo no Presidente Vargas era quase um descarte, na visão do Náutico, pois o Fortaleza seria um favorito natural nesta edição. Só que o revés também acabou tendo um peso histórico. Afinal, o time do Pici ultrapassou o Náutico no scout de vitórias, agora com 17 x 16, graças à atual sequência de 4V e 1E nos últimos onze anos. O timbu não vence desde 2012.
Escalação do Fortaleza (melhores: Pikachu e Lucero)
João Ricrado; Dudu, Brítez, Ceballos e Sammuel; José Welison, Lucas Crispim (Lucas Sasha) e Calebe (Guilherme); Yago Pikachu, Lucero (Júnior Santos) (Benevenuto) e Silvio Romero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Escalação do Náutico (melhor: Jael; piores: Diego Ferreira e Bruno)
Bruno Lopes; Diego Ferreira, Anilson, Odivan e Alan Cardoso; Nathan (Luan), Matheus Cocão e Lucas Paraíba (Matheus Carvalho); Luís Felipe (Richarles), Fernando Neto (Kauan Muniz) e Jael. Técnico: Dado Cavalcanti
Histórico geral de Fortaleza x Náutico (todos os mandos)
46 jogos
17 vitórias cearenses (36,9%)
13 empates (28,2%)
16 vitórias alvirrubras (34,7%)
Histórico do Náutico na Copa do Nordeste (até 26/02/2023)
14 participações
122 jogos (185 GP e 152 GC, +33 SG)
49 vitórias, 37 empates e 36 derrotas
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
Abaixo, assista ao 1º gol do Fortaleza, com Romero marcando aos 13/1T.
QUE BELO GOL DE @ChinoRomeroOk! pic.twitter.com/ZeaBEfuO1W
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 26, 2023
Abaixo, assista ao 2º gol do Fortaleza, com Lucero marcando aos 30/1T.
LINDA JOGADA E LUCERO AMPLIA PARA O LEÃO! ⚽️🇫🇷 pic.twitter.com/ggD8Shdfer
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 26, 2023