novo
A festa do lateral, que fez o gol e minutos depois se machucou. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
A prévia da partida na Ilha do Retiro já indicava um jogo equilibrado e pesado nesta Série B, envolvendo o melhor mandante, o Sport, e o melhor visitante, o Novorizontino. Num novo confronto direto pelo G4, valendo também a liderança provisória, o campeão pernambucano batalhou muito e venceu por 1 x 0, chegando ao 4º triunfo consecutivo, o que corresponde ao seu melhor momento na competição.
Essa arrancada acontece justamente na sequência do pior momento do leão, quando ficou quatro rodada de jejum. Nesta sequência atual, os dois primeiros jogos, vs Sampaio e CRB, valeram mais pelo rendimento do que pela performance. Depois, vs Vila Nova e Novorizontino, o time pontuou e jogou bem, na minha opinião. Diante do arrumado time de Eduardo Bapista, numa noite com 23.173 torcedores e estreia do uniforme “Sport Fino”, o rubro-negro viveu um scout raro dentro de casa: teve posse de bola bem inferior.
Menos posse, mais chutes certas
A equipe do interior paulista teve 60% e conseguiu impor um bom volume de jogo. Por outro lado, teve dificuldade para infiltrar, com o sistema defensivo do Sport trabalhando bastante e trabalhando bem. Tanto que das 15 finalizações foram apenas 3 certas. Quanto ao Sport, com 11 chutes, 6 foram na barra, com a maioria saindo em lances rápidos. O gol da vitória saiu numa jogada assim, com Felipinho batendo firme após o cruzamento de Labandeira, aos 25/2T – veja abaixo. Dali pra frente, o Sport acabou recuando bastante e levou sufoco.
Love parou em Jordi
De certa forma, essa tensão derradeira só ocorreu porque Vagner Love teve o seu pior desempenho ofensivo nesta passagem no Sport. Embora tenha bastante crédito, tanto que é o artilheiro isolado da Série B, com 10 gols, o experiente atacante desperdiçou três chances cara a cara com Jordi, com o goleiro defendendo nas três vezes.
Com o alívio após o apito final aos 54 minutos, o Sport chegou a 44 pontos e pressionou o Vitória, o líder antes da abertura da 22ª rodada. Com 41, o rubro-negro baiano precisará vencer o Londrina no PR, na noite de segunda-feira – aí, ficaria à frente pelo nº de vitórias. Disputa pela liderança à parte, o time de Enderson segue criando gordura sobre o 5º colocado, que ficará a 6 ou 7 pontos. E este é o fato mais importante neste momento…
Escalação do Sport, 1 (melhores: Labandeira, Ruiz e Fábio Matheus; pior: Love)
Renan; Eduardo (Ewerthon), Sabino, Rafael Thyere e Felipinho (Victor Gabriel); Ronaldo Henrique, Fábio Matheus (Fabinho) e Alan Ruiz (Felipe Ferreira); Edinho (Facundo Labandeira), Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Escalação do Novorizontino, 0 (melhores: Jordi e Marlon; pior: Ronaldo)
Jordi; Adriano Martins, Guilherme Matos (Zé Mateus) e Reverson; Willean Lepo, Geovane, Marlon (Rômulo) e Léo Tocantins; Douglas Baggio (Rodolfo), Aylon (Felipe Marques) e Ronaldo (Jenison). Técnico: Eduardo Baptista
Os quatro jogos na história, todos pela Série B
1º) 17/05/2022 – Novorizontino 0 x 0 Sport (Jorge de Biasi)
2º) 30/08/2022 – Sport 1 x 0 Novorizontino (Ilha do Retiro)
3º) 30/04/2023 – Novorizontino 0 x 0 Sport (Jorge de Biasi)
4º) 05/08/2023 – Sport 1 x 0 Novorizontino (Ilha do Retiro)
Scout: 2V do leão e 2E
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista ao gol de Felipinho, aos 25 minutos do segundo tempo.
FELIPINHO! ⚡️ Pra fazer o primeiro gol do Sport Fino. Foi pra você também, Ariano Suassuna! #SportFino pic.twitter.com/eVKysuL9lp
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 5, 2023