Vice-artilheiro da Série B com 10 gols, Love não marca há 4 jogos. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Vindo de quatro vitórias seguidas, o Sport teve a chance de igualar a sua maior sequência em Muriaé, diante do Tombense, que está na zona de rebaixamento e havia somado apenas 1 ponto dos últimos 12 disputados. Entretanto, o time pernambucano passou longe do que se espera de um líder de campeonato. Com um futebol paupérrimo, no qual não exigiu uma defesa efetiva do goleiro adversário, o leão acabou empatando sem gols, pela 23ª rodada.
Armado com três zagueiros, num contorno aos desfalques dos laterais Eduardo e Felipinho, machucados, o Sport acabou não sendo um time tão seguro. Com excessiva tranquilidade para trabalhar a bola, o campeão pernambucano viu o adversário criar as melhores jogadas. Foram quatro boas tentativas no 1T. Numa delas Thyere salvou em cima da linha e em outra, na mais perigosa, Renan espalmou – numa rara defesa de dificuldade do goleiro.
Substituições e falta de repertório
No 2T, Enderson mexeu bastante. Abriu mão do trio de zagueiros, promoveu as estreias de Rosales (discreto) e Peglow (que desperdiçou duas chances) e o time até teve mais controle. Renan não foi mais exigido, mas lá na frente o setor ofensivo esteve muito mal, sobretudo Vagner Love. Das 12 finalizações do time, apenas 2 foram na barra. Portanto, a lamentação pelo empate em 0 x 0 se deve ao perfil do jogo, um dos mais pontuáveis como visitante nesta Série B. Observando só o desempenho do Sport, o resultado ilustrou o jogo.
Com o tropeço em MG, a sequência cinco vitórias em 2010, da 18ª até a 22ª rodada, segue sendo a maior do Sport na Segundona. Voltando a 2023, o clube chegou a 45 pontos, com 13V, 6E e 4D. Assim, o Sport terminará a rodada na liderança isolada mesmo que o Vitória vença no domingo – pode chegar no máximo a 44. Só que é inegável que a expectativa era construir uma vantagem bem maior nesta noite. O time de Enderson não aproveitou.
Escalação do Tombense, 0 (pior: Fernandão)
Felipe Garcia; Kevin, Augusto Silva, Roger Carvalho e Egídio; Bruno Silva, João Pedro e Guilherme Santos (Djalma); Alexandre Jesus (Marcelinho), Fernandão (Daniel Amorim) e Kleiton (Keké). Técnico: João Burse
Escalação do Sport, 0 (melhor: Renan; piores: Fábio e Love)
Renan; Alisson Cassiano, Rafael Thyere (Roberto Rosales), Sabino; Ewerthon, Luciano Juba, Ronaldo Henrique, Fábio Matheus (Fabinho); Alan Ruiz (Edinho), Facundo Labandeira (Jorginho) e Vagner Love (Peglow). Técnico: Enderson Moreira
Histórico geral de Tombense x Sport
5 jogos (todos os mandos)
2 vitórias rubro-negras (40%)
1 empate (20%)
2 vitórias mineiras (40%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Sport na Série B do Brasileirão 2023, com 38 jogos e transmissões na TV